quarta-feira, 29 de maio de 2013

PT treina militantes virtuais para postar, propagandear, difamar e criticar adversários




Reunião do MAV-Paraná. Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Segundo informações da Folha de São Paulo, o PT estaria criando, desde 2011, grupos de treinamento para militantes virtuais, doutrinando-os para a postagem de propagandas, críticas a notícias e à imprensa, entre outras ações de "guerrilha partidária virtual".


Isto consistiria no "Manual do Tuiteiro Petista", voltado à atuação em redes sociais, sobretudo Twitter e Facebook. O foco seria nas eleições, de modo que tinham, no início do programa, o objetivo de estarem prontos e organizados para as eleições de 2012.

Imagem: Divulgação
Tal núcleo petista teria a coordenação de Adolfo Pinheiro. A atuação ocorreria também mediante a postagem de palavras de ordem e contraposição a matérias negativas ao PT. "Recomendamos que não partam para a baixaria", afirma ele, justificando a criação também no "abafamento" de boatos. O nome oficial seria MAV - Núcleo de Militância em Ambientes Virtuais. O início deu-se no congresso de setembro de 2011.


Tais posturas - assim como as recém descobertas ligações com grupos similares e secretos por parte de Aécio Neves e Renan Calheiros - são preocupantes, na medida em que aventam a superposição de partidos políticos no que tange à espontaneidade e à democraticidade da internet. 

Desta maneira, grupos organizados e financiados poderão determinar o rumo, de modo malicioso, de discussões virtuais, além de "vencerem" pela repetição contumaz de comentários, inclusive utilizando de perfis falsos. Comentaremos mais o caso em próximas postagens.

Veja também:
Falha no Facebook permite que usuários desativem páginas famosas
Páginas contra Aécio Neves eram feitas em prefeitura petista
Filho de Lula é flagrado organizando ataques em massa para tirar do ar página política no Facebook

Lígia Ferreira
Folha Política
Com informações de Folha de São Paulo e Olhar Crítico
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...