segunda-feira, 3 de junho de 2013

El País, jornal espanhol, cita a violência no Brasil, destacando a crueldade dos menores




O jornal espanhol El País publicou artigo em que afirma que "ir a um restaurante no Brasil começa a dar medo". 

Aponta que, embora o Brasil seja um dos pólos de gastronomia na América Latina, o aumento do número de casos de arrastões em restaurantes, especialmente no Rio e em São Paulo, já está assustador. 

Entre as observações, o jornal destaca a participação de menores nesses arrastões, e revela a percepção internacional de impunidade no Brasil: "Uma das características destes delitos é que nos grupos de criminosos há cada vez mais adolescentes, por vezes meninos de 12 anos; estes, aliás, costumam ser os mais ferozes, segundo as vítimas. No Brasil, a lei penal só se aplica aos maiores de 18 anos. Por isso, os bandidos profissionais usam cada vez mais os jovens, que não podem ser condenados e voltam rapidamente às ruas quando são detidos pela polícia".

O artigo menciona ainda que os arrastões não se limitam ao eixo Rio-São Paulo nem a restaurantes de luxo, ocorrendo também nas ruas em todo o país. Para o jornal, todos têm medo dos bandos de adolescentes armados. 

Na conclusão, o artigo chama a atenção para os eventos esportivos que se aproximam: "Este tipo de ataque começa a preocupar as autoridades, que pensam na chegada de centenas de milhares de estrangeiros às suas cidades, para a Copa do Mundo, no ano que vem, e as Olimpíadas, em 2016". 
Só os estrangeiros estão preocupados?  

Artigo no site: www.elpais.com 

Luciana Castro.

Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...