segunda-feira, 3 de junho de 2013

Venezuela é o país mais corrupto da América Latina, afirma Transparência Internacional



Dilma Roussef recebe críticas por apoiar, de modo
indisfarçado, o regime bolivariano
Segundo relatório da Transparência Internacional (organização não-governamental sediada em Berlim, de caráter internacional, que tem como principal objetivo a luta contra a corrupção), Venezuela e Paraguai são os países mais corruptos da América Latina.

Em um ranking de 176 países, segundo o qual os menores números são pertencentes aos países menos corruptos, o Brasil obteve o 69º lugar (43 pontos). Segundo representantes da organização, a corrupção ainda é "endêmica" no país, ainda que a posição no ranking tenha melhorado ligeiramente.

Isso se deu, em boa parte, pela implantação da Lei de Acesso à Informação e da Lei da Ficha Limpa. Infelizmente, diversas transgressões e inutilizações de tais diplomas legais têm ocorrido desde então. Soma-se, também, a ausência de punição, até o momento, de condenados no processo do "mensalão".

Os melhores colocados foram Chile e Uruguai, com 72 pontos cada. Venezuela e Paraguai obtiveram, respectivamente, 19 e 25 pontos. Em outras regiões, destacaram-se negativamente Coréia do Norte (8 pontos), Somália (8 pontos) e Mianmar (15 pontos). Positivamente, Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia (com 90 pontos), além de Suécia, com 88 pontos. Os dados são de 2012.

Lígia Ferreira é analista de sócio-mecanismos.
Comentários
0 Comentários
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...