sábado, 13 de julho de 2013

"Black Bloc": depredação e ações antipolícia são formas de protesto legítimas



Ação "Black Bloc" típica. Imagem: Redes Sociais
Com vestuário e conduta notados em diversas manifestações ocorrentes no Brasil, a "estratégia de ação" Black Bloc atua por meio da "propaganda pela ação" ou "propaganda pelo feito": concepção anarquista segundo a qual deve-se realizar ações de grande visibilidade como forma de divulgação, vindo a servir de referência para atos semelhantes.

Neste contexto, a "ideologia" proposta justifica a utilização de coqueteis molotov, pichações, depredações, destruição de prédios públicos e corporativos, entre outros.


De concepção anarquista, anticapitalista e, por vezes, antiglobalista. A aversão sistêmica estende-se, não raro, aos policiais, tendo em vista o seu papel protetivo em relação ao mesmo sistema.
Policiais representados como porcos em página Black Bloc no Facebook. Imagem: Redes Sociais
Grupos de adeptos desta ideologia notabilizaram-se tanto no apoio a manifestações contra a corrupção e pela redução de tarifas de transporte público quanto em protestos contra meios de comunicação, como a Rede Globo de Televisão. Nos protestos de 11 de julho, organizados por centrais sindicais, seguranças foram dispostos, em diversas manifestações, de modo a impedir a entrada de tais ativistas, os  quais são reconhecidos por roupas escuras e longas, lenços no rosto e, frequentemente, máscaras de gás. 

Os membros são, comumente, ensinados a trabalhar em conflito com a polícia e a evadir-se sem serem identificados por agentes do Estado.

Ações de vandalismo e depredação têm sido tema de divergência entre manifestantes e cidadãos em geral. Para alguns, seria uma forma de a população obter respeito por parte de políticos e autoridades. Para outros, uma forma de justificar a violência policial e a desmobilização de manifestações pacíficas. O que pensa a respeito da ideologia e de sua atuação?

Luciana Castro.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...