quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Collor acusa Joaquim Barbosa de desrespeito e de violar a Constituição e a democracia



Imagem: Veja
O senador Fernando Collor (PTB/AL), ao comentar, em plenário, o que nomeou esfacelamento institucional (dos poderes da República), bem como o paradoxo da "credibilidade versus legitimidade", sobre os quais o parlamentar afirmou que há uma "clara inversão de valores, de representatividade, no que tange às instituições, classes e agentes públicos", desferiu críticas ao presidente do STF, Joaquim Barbosa.

Classificou as críticas ao Poder Legislativo e aos partidos políticos como "jocosas", afirmando que a conduta de Joaquim Barbosa, ao tecer tais críticas, provocaria "a desarmonia e a divergência" entre os poderes, violando o dispositivo constitucional citado (art. 2º, CF/88), além de ser uma atitude de desrespeito. 

Para Collor, seria um "lamentável episódio": "Vale a pena lembrar, sem precedentes na história do país". Desse modo, afirmou que isto macularia a democracia, a qual depende da harmonia e do espírito democrático do Estado de Direito. 

Assim, as atitudes de Joaquim Barbosa poderiam se tornar "a faísca deflagradora de um cenário político grave e, pior, irreversível". Ademais, afirmou que isso poderia culminar em alto risco de levantes em resposta à crise de instituições.

"Não foi para isso que ele recebeu uma delegação explícita do Poder Legislativo. O Parlamento, representando legitimamente a população, espera compostura e liturgia do cargo", concluiu.

Leia a matéria sobre as declarações de Joaquim Barbosa clicando aqui.

Qual é a sua opinião a respeito destes fatos?

Lígia Ferreira
Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...