quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Em protesto, índios tentam subir rampa para entrar no Planalto; houve confronto


Imagem: Alan Marques / Folhapress
Um grupo de índios tentou entrar na manhã desta quarta-feira (4) no Palácio do Planalto, mas foi impedido por policiais e seguranças oficiais. Houve tumulto e uso, por parte dos policiais, de gás de pimenta para contê-los. Três manifestantes ficaram feridos.


Eles participam da Conferência Nacional de Saúde Indígena, que reúne mais de 100 etnias em Brasília nesta semana, e reivindicam mudanças no processo de demarcação de terras em discussão no governo.

O Planalto, junto com ministérios como o da Justiça e o do Desenvolvimento Agrário discutem nova regulamentação para demarcações, cuja prerrogativa é hoje exclusiva da Funai (Fundação Nacional do Índio).

Segundo a Polícia Militar, cerca de 500 índios aglomeraram-se à frente da rampa do Palácio do Planalto e tentaram subir por ela --o que é proibido. O Cimi (Conselho Indigenista Missionário) afirma que cerca de 1.200 participam dos protestos em Brasília.

Após serem barrados, o grupo seguiu para a Esplanada dos Ministérios e iniciou novo ato em frente à sede do Ministério da Justiça. Por volta das 11h50, um grupo de índios estava reunido com representantes da Funai.
 
Folha de S. Paulo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...