sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Romário faz campanha contra Fifa para prêmio de ‘pior empresa do mundo’


Imagem: Divulgação/Redes Sociais
O ex-jogador Romário já ficou conhecido por criticar e questionar a Fifa e seus representantes abertamente. Nesta quarta-feira (11/12), o deputado federal passou a recomendar a seus 325 mil fãs no Facebook que votem na entidade como a pior empresa do mundo.
“Quem já votou na Fifa como a pior empresa de 2014? Eu já votei!!!”, afirmou em sua página. A votação a qual ele se refere é a do prêmio Public Eye Awards, criado em 2000. A entidade que administra o futebol mundial e organiza a Copa do Mundo disputa entre as oito companhias escolhidas para o ano de 2014.

Para Romário, a Fifa é a principal merecedora “Nobel da vergonha” no ano que antecede a Copa. “A entidade presidida por Joseph Blatter é acusada de incentivar violações de direitos e mau uso de dinheiro público nos países que recebem o megaevento, em favorecimento de empresas parceiras e com anuência de governos locais”, disse o deputado em outra publicação.
São contados no Public Eye Awrads fatores como a violação aos direitos trabalhistas, destruição do meio-ambiente e corrupção por parte dos integrantes das corporações. A organização responsável pela indicação da Fifa ao prêmio de 2014 foi a Articulação Nacional dos Comitês Populares para a Copa (ANCOP).





“A Copa do Mundo da Fifa contribui para a violação de direitos humanos como direito à moradia adequada, liberdade de acesso, direito ao trabalho e direito de protesto”, diz a página em que é possível votar na entidade. “Somente em Recife, em 2013, duas mil famílias da comunidade do Coque foram desabrigadas.”
Atualmente, a Fifa ocupa na segunda colocação na eleição, com 18 mil votos. Em primeiro, está a petrolífera Gazprom, parceira comercial da UEFA, com 42 mil. Em terceiro lugar aparece a química BASF, com 16 mil votos. Ano passado, a Shell foi a escolhida pelo público.
Época Negócios
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...