segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Brasil cai 26 posições e deixa lista de países promissores economicamente


Imagem: Reprodução/F67
São Paulo - A empresa de gestão de risco Maplecroft lança nesta quarta-feira o seu Atlas de Oportunidades de Crescimento (GOA, na sigla em inglês), que avalia 173 países de acordo com suas perspectivas nos próximos 20 anos.


Para o Brasil e a Rússia, más notícias: ambos saíram do time dos 30 mercados que são líderes de expansão. 
O Brasil, que foi do 6o para o 32o lugar, e Rússia, que caiu do 41o para o 52o, "falharam em promover reformas econômicas e estruturais na última década e direcionaram receitas do governo para o consumo ao invés de investir no crescimento de longo prazo".
Enquanto isso, a Índia ganhou o topo da lista e despachou a China para a vice-liderança. A Indonésia aparece no terceiro lugar, seguida de Malásia e Bangladesh.
Em sexto, a Arábia Saudita é a única nação não-asiática no top 10.
Turquia e Nigéria, no 13o e 18o lugar, são alguns dos destaques. Os dois países foram incluídos recentemente no MINT, quarteto promissor de países de acordo com Jim O'Neill, criador do termo BRICS.
Mas nem só de emergentes é feito o top 30. Estados Unidos (16o lugar), Australia (28o) e Alemanha (29o) aparecem após terem subido 15, 11 e 9 posições, respectivamente, desde o último relatório. 
João Pedro Caleiro
Exame
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...