segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Presidente da FIFA diz que agora só pode orar a Deus e a Alá para que Brasil consiga terminar obras


Imagem: FIFA/98FM
O presidente da Fifa, Joseph Blatter, disse nesta quinta-feira que a entidade recebeu a informação de que o Itaquerão só estará pronto em meados de abril. Na semana passada, um acidente danificou parte da estrutura da obra e matou dois operários. "O único estádio que talvez não esteja pronto antes de 14 de abril é a arena em São Paulo. Os demais ficarão prontos antes. Com relação a São Paulo, não há outro plano, por enquanto. Vamos esperar", afirmou.


"O que a Fifa pode fazer, a Fifa pode pedir a Deus, a Alá, a quem quer que seja, para que não aconteçam mais acidentes envolvendo a Copa do Mundo, isso é a única coisa que podemos fazer", completou.

Leia também: Jornal britânico alerta turistas sobre os perigos de vir à Copa do Mundo no Brasil
Rebelo, ministro de Dilma, reclama de Globo ter interrompido novela para transmitir protestos contra a Copa
Governo cria Bolsa-Copa com diária de até R$ 581 para ministros e servidores federais
FIFA sugere arrependimento de escolher Brasil e diz que não tolerará protestos em 2014
'Nós vamos tomar várias bocas, fazer guerra no RJ e ganhar dinheiro nessa Copa', diz traficante a TV inglesa
'Em 2014, manifestações no Brasil não atacarão o futebol, para eles é como uma religião', diz presidente da FIFA
Homem responde a afirmações de Ronaldo sobre a Copa de forma emocionante


Se essa data de evento-teste for cumprida, o estádio deve estar concluído alguns dias antes, no início de abril. Corinthians, proprietário do estádio que receberá a abertura da Copa-2014, em 12 de junho, com um jogo do Brasil, e a Odebrecht, construtora responsável, trabalhavam com o prazo de que o estádio estivesse pronto entre o final de janeiro e o início de fevereiro. Nesta quinta-feira, porém, a empresa confirmou que a entrega deverá ser mesmo em abril.

Se essa data fosse cumprida, o evento-teste poderia ser antecipado. Esses jogos testes servem para que vários aspectos relacionados ao estádio, como acesso do público, gramado, iluminação, entre outros, sejam testados.

Leia também: Após ex-jogador decapitado, CNN alerta americanos sobre os riscos de vir à Copa no Brasil
'Vocês podem ser esfaqueados e estuprados, repensem a ida ao Brasil', diz jornal inglês
Jornal espanhol afirma: 'Brasil é um caos à espera da Copa do Mundo'

Dos seis estádios que ainda serão entregues para a Copa, quatro ficarão prontos somente no ano que vem, estourando o prazo de dezembro de 2013 dado pela Fifa. Além do Itaquerão, Arena Pantanal (Cuiabá), Arena da Baixada (Curitiba) e Beira-Rio (Porto Alegre) terão o prazo estendido.

Arena Amazonia (Manaus) e Arena das Dunas (Natal) devem ficar prontos até o fim de dezembro, mas só serão inaugurados no ano que vem a pedido do governo federal e para se adequar à agenda da presidente Dilma Rousseff.

Na quarta-feira, o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, afirmou que os estádios da Copa ficarão prontos com tempo suficiente para serem testados antes do Mundial. Os que estão prontos são os utilizados na Copa das Confederações: Maracanã, Arena Pernambuco, Mané Garrincha, Fonte Nova, Mineirão e Castelão.

Leia também: Romário diz que FIFA é corrupta e ironiza Ronaldo: "eu adoro mulher"; assista

No torneio realizado este ano, que reuniu oito seleções (na Copa são 32), quatro estádios também foram entregues com atraso -- só foram concluídos no início deste ano --, o que impediu a realização de alguns eventos-teste previstos inicialmente pelos organizadores. No caso de Brasília, o gramado apresentou problemas por ter sido plantado somente às vésperas da competição.

O acidente que matou duas pessoas no Itaquerão aconteceu no último dia 27. Na oportunidade, a última peça da cobertura que estava sendo instalada na arena desabou de um guindaste e caiu sobre parte da arquibancada. A peça de 500 toneladas estava sendo instalada por um guindaste, no setor leste, e tem cerca de 15 metros.

No último dia 13 de novembro, a Odebrecht anunciou que 94% das obras da arena estavam concluídas. De acordo com a construtora, a cobertura do setor leste já estava quase pronta, restando apenas os serviços de aplicação do forro. O novo estádio do Corinthians estava previsto para ser entregue em dezembro deste ano. Ele foi escolhido para sediar a abertura e outras cindo partidas da Copa do Mundo-2014.

2013
Folha na Copa
Folha de S. Paulo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...