sexta-feira, 11 de abril de 2014

Dilma diz que inflação é 'momentânea' e culpa o clima


Imagem: Alan Marques / Folhapress
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (11) que a inflação no país –que no mês passado superou as previsões de alta– é momentânea e sofre a influência de fatores climáticos. 

"Nós mantemos um olho no controle da inflação. Mesmo quando ocorre –devido à seca no Sudeste, à chuva torrencial no Norte e à seca no Nordeste [...]– em alguns produtos alimentares. Isso é momentâneo. Enquanto alguns produtos sobem outros caem", afirmou Dilma, em cerimônia de inauguração de sistema de esgotamento sanitário em Porto Alegre. 

As afirmações ocorrem na semana em que vieram a público os últimos números do IPCA, índice de inflação que é referência para as metas do Banco Central. 

O índice ficou em 0,92% em março, maior taxa para o mês desde 2003 e acima de previsões que já eram pessimistas. 

Leia também: 


O indicador acumulado em 12 meses se aproximou mais do teto da meta do governo e fechou março em 6,15%. A meta de inflação é de 4,5%, com intervalo de tolerância de dois pontos para cima (6,5) ou para baixo (2,5). 

A disparada no preço dos alimentos contribuiu para o índice, respondendo por mais da metade da alta da inflação em março. O aumento nessa categoria foi de 1,92%, maior desde janeiro de 2013. 

CRISE 

A presidente voltou a defender as medidas de sua gestão diante da retração econômica mundial. Afirmou que jamais enfrentou a crise "à custa do trabalhador ou do empreendedor" e que a situação atual é de "baixa vulnerabilidade", já que o país possui reservas. 

Também defendeu a redução de impostos em seu mandato e comemorou os níveis de emprego. Nesta semana, pesquisa do IBGE apontou que a taxa de desemprego no país em 2013 foi de 7,1%. 

"Reduzimos, sim, impostos, principalmente sobre a folha de pagamento. Era uma forma de melhorar a produtividade do trabalho", disse.

Felipe Bächtold
Folha de S. Paulo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...