domingo, 10 de agosto de 2014

Senadora admite falhas de segurança em urnas eletrônicas


Imagem: Marcos Oliveira / Agência Senado
A senadora Ana Amélia (PP-RS) divulgou nesta terça-feira (5), em Plenário, advertência feita pelo coordenador do movimento Basta de Corrupção, Ricardo Garcia, sobre problemas no compartilhamento de informações cadastrais e biométricos feitos pelo Tribunal Superior Eleitoral e a possibilidade de violação do sigilo do voto.

Segundo ele, existem riscos para a manipulação eletrônica, fragilidade e falta de transparência dos programas das urnas e falhas de segurança.

- A transparência e a segurança sobre o funcionamento das urnas eletrônicas devem ser tão importantes quanto a presença de candidatos ficha limpa e a realização de debates éticos, propositivos e respeitosos - afirmou Ana Amélia.

Leia também: 
A senadora se referiu também a matéria publicada no jornal Valor Econômico que, ao citar conclusões do Ministério Público Federal de São Paulo, trata desses riscos e alerta para a integridade dos resultados das eleições.

Para a senadora, a questão é grave, pois trata da vulnerabilidade das urnas eletrônicas.

- Ajustes e correções no processo eleitoral brasileiro não podem ser comprometidos por possíveis falhas ou fragilidades nas urnas e no sistema. É necessário transparência para por fim às dúvidas. Quanto maior forem as colaborações e o interesse da sociedade sobre o processo eleitoral, maiores também serão as chances de modernização dos procedimentos com total atenção e vigilância e acompanhamento do processo eleitoral.

Agência Senado
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...