domingo, 5 de outubro de 2014

'A reeleição multiplica a corrupção, nenhuma democracia sobrevive', diz Joaquim Barbosa


Imagem: Reprodução/RF Notícias
A um dia das eleições, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa defendeu neste sábado (4), por meio do microblog Twitter, a “alternância de poder” e afirmou que a reeleição estimula “práticas de corrupção” no país.

Neste domingo 142 milhões de brasileiros são esperados às urnas para eleger deputado, senador, governador e presidente da República. “Sim, reitero: a reeleição é o elemento propulsor, o fator multiplicador de práticas de corrupção no nosso país”, afirmou Joaquim Barbosa, no Twitter.


O ministro aposentado, que foi relator do processo do mensalão, também afirmou que “nenhuma democracia sobrevive sem alternância de poder”. “Olhe o nosso entorno e veja a devastação feita pela perpetuação de grupos”, completou Barbosa, no Twitter.

A declaração do ministro aposentado, ocorre em meio à tentativa da presidente Dilma Rousseff (PT) de se reeleger. Dilma disputa o cargo com outros 11 candidatos, entre eles Aécio Neves, do PSDB, e Marina Silva, do PSB.

Barbosa foi indicado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para uma cadeira no Supremo, mas se destacou pela condenação de 25 réus no julgamento do mensalão, entre eles o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

Em agosto, ele se aposentou voluntariamente do STF, dez anos antes de completar 70 anos, quando teria que se aposentar compulsoriamente. No ano passado, o ministro defendeu mandato delimitado para magistrados do Supremo. Atualmente, ministros do STF ficam no cargo desde sua indicação até a aposentadoria compulsória, aos 70 anos.


"Eu mesmo já defendi essa tese e também penso que um mandato longo, mas delimitado seria o ideal. Mas, como eu disse ainda há pouco, nós não temos ainda uma democracia totalmente aprimorada. Temos uma democracia em construção e mexer num dos pilares desta democracia, como é o Supremo Tribunal Federal, de maneira irrefletida, ligeira, não me parece a solução ideal", afirmou Barbosa, em 2013.

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...