sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Vendas no Natal têm pior resultado desde 2003, diz Serasa


Imagem: Reprodução / Redes Sociais
As vendas para o Natal registraram queda de 1,7% em todo o país na semana de 18 a 24 de dezembro, na comparação com igual período do ano anterior. Foi o pior resultado desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento, aponta o indicador da Serasa Experian.

Foi também a primeira retração em 12 anos, segundo a Serasa. Em 2013, as vendas haviam subido 2,7% e, em 2012, 5,1%.

O final de semana que antecedeu o Natal (19 a 21 de dezembro) também registrou queda, de 2,1%, ante o final de semana correspondente de 2013 (20 a 22 de dezembro).

Leia também:

Na cidade de São Paulo, as vendas para o Natal acompanharam o ritmo nacional, caindo 2,7% na semana da data e 3% no final de semana.

Segundo os economistas da Serasa Experian, os juros altos encarecendo o crediário, inflação elevada e o baixo grau de confiança dos consumidores afetaram negativamente as vendas de Natal deste ano.

Já o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apontou uma queda de 0,7% nas vendas do comércio varejista entre os dias 18 e 24 de dezembro, também na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o indicador do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Trata-se da 1ª queda em 5 anos do indicador.

"A inflação pesou no bolso dos consumidores. Os juros estão mais elevados e os rendimentos dos trabalhadores já não crescem com tanto vigor como nos últimos anos, o que é fundamental para aquecer o consumo das famílias", avaliou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Vendas em shopping crescem 3%

Considerando apenas os shoppings, no entanto, o resultado foi melhor, com alta de 3% em relação a 2013, de acordo com dados da Associação Brasileira de Lojistas de Shoppings (Alshop), com base em levantamento realizado com 150 empresas associadas.


De janeiro a dezembro, as vendas em lojas de shoppings cresceram 8% sobre 2013, a R$ 143,4 bilhões.

O Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio tem como base uma amostra das consultas realizadas no banco de dados da Serasa Experian. Foram consideradas as consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2014 e comparadas às consultas realizadas no período de 18 a 24 de dezembro de 2013

Veja também: 


G1
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...