domingo, 1 de fevereiro de 2015

Droga que sai do Brasil financia jihadistas


Abdelmalek Sayeh, que foi diretor do Escritório Nacional
Argelino para a Luta contra a Droga
Imagem: Reprodução / Magharebia
A droga que sai do Brasil em direção à Europa é um dos principais pilares do financiamento de jihadistas e terroristas na África. Documentos da ONU obtidos pelo jornal O Estado de S. Paulo mostram que 15% dos gastos na Europa com cocaína terminam com os jihadistas que controlam um 'pedágio' na região do Sahel para permitir que a droga passe da América do Sul ao mercado europeu.

Segundo a Interpol, a rota da droga passa, pelo menos desde 2007, pelos portos brasileiros, com a droga colombiana. Santos e os portos do Nordeste seriam os mais utilizados.

Leia também: 

A caminho da Europa, porém, essa droga passaria pelo Norte da África e, lá, encontraria grupos dispostos a fazer a intermediação.

A relação entre a droga sul-americana e o jihadismo é confirmada tanto pela Interpol quanto pela agência antidroga dos EUA, a DEA. A rota acabou colocando lado a lado improváveis parceiros. Segundo Michael Braun, ex-agente da DEA, cartéis sul-americanos passaram a pagar milhões aos islâmicos para garantir a passagem.

Abdelmalek Sayeh, que foi o diretor do Escritório Nacional Argelino para a Luta contra a Droga, também confirmou a relação. Segundo ele, a droga hoje deixa "milhões de dólares para a Al-Qaeda". Para o Centro Africano de Estudos e Pesquisa sobre o Terrorismo, o que permitiu essa relação foi a ausência do controle do Estado sobre vastas áreas do território africano.

Uma vez na Costa Oeste africana, a droga passa pelo Mali, Marrocos, Argélia e Líbia, de onde viaja para a Europa. Aviões que decolam de pistas clandestinas na Amazônia também viajam até a costa africana. A conexão é conhecida como "Air Cocaine". 

Veja também: 

    
       


Jamil Chade 
O Estado de S. Paulo
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...