sexta-feira, 27 de março de 2015

Vargas Llosa, vencedor do Prêmio Nobel, denuncia Dilma como cúmplice da ditadura venezuelana


Imagem: Montagem / FP
O escritor peruano e prêmio Nobel de Literatura (2010) Mario Vargas Llosa acusou, nesta quinta-feira, os governos da América Latina - no que se inclui o Governo Dilma - de serem cúmplices com o da Venezuela. Autor de trinta livros, ele abriu um evento em Lima, onde estavam as esposas de dois opositores venezuelanos presos. Veja vídeo relatando o caso:

"Cadê os protestos desses governos? Como é possível que olhem para o outro lado e, em muitos casos, sejam cúmplices de quem está destruindo a Venezuela, levando-a ao abismo?", questionou ele.



Em seu discurso, o escritor peruano acusou as autoridades venezuelanas de "estar convertendo o país em uma segunda Cuba".


Vargas Llosa lamentou que o presidente Ollanta Humala e sua esposa Nadine Heredia, líder no Partido Nacionalista, não tenham recepcionado as esposas de Ledezma e López. O chanceler e a primeira-ministra peruanos, no entanto, receberam a ambas, na quarta-feira.

"Fico contente que a primeira-ministra do Peru as tenha recebido, que o chanceler lhes tenha dito palavras de alento", disse Vargas Llosa, sob aplausos do público.

Durante o evento, Mitzy Capriles, esposa do atualmente detido prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, também fez um discurso e assinalou para os presentes que "a Venezuela, hoje mais do que nunca, necessita de acompanhamento internacional".

"Na Venezuela, existe um regime antidemocrático, corrupto, ineficiente e repressor", afirmou Lilian Tintori, esposa do líder de oposição Leopoldo López, preso desde 18 de fevereiro de 2014.

Nas últimas semanas, Capriles e Tintori têm cumprido uma intensa agenda internacional para denunciar as situações de seus maridos, a quem consideram presos políticos.

Vídeos relacionados


Depois de visitarem o Peru, as duas vão viajar para a Argentina, ainda nesta semana.

AFP via Yahoo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...