quarta-feira, 24 de junho de 2015

Maior parte do TCU é a favor de reprovar as contas de Dilma, diz fonte


Imagem: Reprodução / Infomoney
A maioria dos ministros do Tribunal de Contas da União apoia recomendação ao Congresso pela reprovação das contas fiscais do governo de 2014, segundo uma pessoa com conhecimento direto do assunto.

Haverá pressão do governo para mudar a opinião dos ministros do TCU, segundo a pessoa, que pediu anonimato porque não está autorizada a falar publicamente do assunto.


A presidente Dilma Rousseff tem até 23 de julho para explicar as contas. Seria a primeira vez que o TCU recomenda que o Congresso reprove as contas do governo, segundo a assessoria do TCU.

Leia também: 

Após analisar a resposta da Dilma, o relator do processo pode oferecer uma nova recomendação, em seguida os 9 membros do TCU votam e a recomendação vai ao Congresso.

Procedimentos de impeachment

Se o Congresso aceitar a recomendação de rejeitar as contas do governo, este seria um novo golpe para a presidente que já sofre queda de taxas de aprovação em meio a uma economia em recessão e um escândalo de corrupção na empresa estatal de petróleo Petrobras. O relatório poderia até reacender as chamadas entre oposição e os legisladores para iniciar um processo de impeachment.

Leia também: 

O TCU é responsável pela auditoria das contas do governo federal. Ele é composto por seis membros escolhidos pelo Congresso mais três selecionados pelo presidente, após a aprovação pelo Senado.

O Ministro da Justiça, José Cardozo disse em uma entrevista após o TCU ter dado um mês para Dilma Rousseff responder ao Tribunal que ele está confiante que o tribunal vai aceitar seus argumentos e assinar as contas. Mesmo se isso não ocorrer, o governo pode recorrer para o Supremo Tribunal, disse ele. Cardozo negou as acusações de que o governo violou a lei.

Veja também: 

 




Bloomberg via Infomoney
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...