domingo, 22 de novembro de 2015

Facebook bloqueia completamente 4 jornais críticos ao governo Dilma e usuários fazem mobilização


Imagem: Reprodução
No dia seguinte à retirada dos manifestantes pacíficos que estavam acampados em frente ao Congresso,  usuários do Facebook foram surpreendidos por um estranho comportamento do aplicativo de rede social: o Facebook deixou, ao menos temporariamente, de permitir o compartilhamento de links de diversas páginas anti-governo. 


Ao tentar compartilhar um link ou notícia de sites críticos ao governo Dilma, o usuário recebia a informação "Você não pode publicar isso porque possui um link bloqueado". Durante a manhã, o problema foi localizado e afetava apenas algumas publicações, mas no início da tarde ao menos quatro páginas foram inteiramente bloqueadas, não sendo possível compartilhar nenhum conteúdo delas. Dezenas de usuários relataram o problema em suas publicações, envolvendo os sites Folha Política, Política na Rede, Correio do Poder e Gazeta Social.

Leia também: 

Conforme a Folha Política informou através de atualização de status, 

Não sabemos, até o momento, se é o caso de uma censura explícita, bug ou resultado de denúncias em massa realizadas por militantes. Muitas matérias foram apagadas da rede social, outras estão bloqueadas para compartilhamento, envio pelo chat e até mesmo inserção nas descrições de imagens ou comentários.
O bloqueio impedia inclusive o envio dos links pelo chat ou por mensagem. Um leitor da página Correio do Poder tentou informar que não podia compartilhar, mas a mensagem não levou o link: 


Imagem: Reprodução


Após algumas horas, os links e páginas foram desbloqueados e podem ser compartilhados normalmente. Isso ocorreu cerca de 30 minutos após a Folha Política pedir a colaboração dos leitores para a comunicação do problema ao Facebook, o que resultou na adesão de milhares de usuários à mobilização pelo desbloqueio.

Em caso de bloqueio, os leitores podem colaborar para desbloquear os conteúdos, informando o Facebook que os links são seguros, e assim contribuir para a livre circulação de informação. 

A Folha Política agradeceu pela compreensão e pela ajuda: 




COMO AJUDAR

Ao tentar compartilhar uma publicação, você pode receber uma mensagem de bloqueio. 



Imagem: Reprodução


Ao fim da publicação, haverá uma mensagem como a seguinte: "Se você acha que está vendo isso por engano, avise-nos". Clique em "avise-nos" em qualquer publicação bloqueada, relate ao Facebook que o link é seguro e confirme.


Leia também: 
Lei sancionada por Dilma faz a Lei de Imprensa do governo militar parecer democrática, diz Míriam Leitão
Presidente do PT defende cortar anúncios de TVs que 'apoiaram' manifestações

LINKS DE ALGUMAS MATÉRIAS:

https://www.facebook.com/FolhaPolitica/posts/507928542701119
https://www.facebook.com/FolhaPolitica/posts/508295535997753
https://www.facebook.com/PortalGazetaSocial/posts/867443263340043

A Folha Política agradece a compreensão e a colaboração.

Veja também: 










Luciana Camargo
Folha Política
Leia mais notícias do poder e da sociedade em Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...