sábado, 16 de abril de 2016

Apoio explícito ao impeachment chega a 343 deputados nas redes sociais


Imagem: Marcelo Camargo / ABr
Já são 343 os deputados federais que declaram de maneira explícita nas redes sociais ser a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Para aprovar o impedimento no domingo (17.abr.2016) bastam 342.


Os deputados contrários ao impeachment são 130 nas redes sociais. Há 38 indecisos. Também foram registradas duas abstenções: Clarissa Garotinho (PP-RJ), que está grávida e tirou uma licença, e Aníbal Gomes (PMDB-CE), que se submeterá a uma cirurgia na coluna.

Leia também: 
Em vídeo para deputados sobre impeachment, Lula perde o controle emocional e faz voz de choro; veja

O levantamento vem sendo feito diariamente pela consultoria digital Bites. É publicado no Blog do Fernando Rodrigues. Trata-se de um monitoramento minucioso nos perfis de todos os 513 deputados nas redes sociais Twitter e Facebook.

Um algoritmo é usado para fazer a varredura diária, desde 18.mar.2016, de todos os posts de deputados federais. Analistas da Bites checam todos os resultados.

“Quando um deputado escreve que vai votar a favor ou contra o impeachment numa rede social, esse é um indicador muito firme e quase imutável a ser considerado. Os outros levantamentos levam em conta declarações em plenário ou não muito firmes. No caso desse quadro produzido pela Bites, temos uma segurança muito grande a respeito de como está a tendência”, diz Manoel Fernandes, fundador e diretor da Bites.

Como se observa no gráfico a seguir, o bloco pró-impeachment só cresceu desde 18 de março. Nesse período, o governo tentou várias estratégias e vendeu a ideia de que havia uma reação em curso. Quem acompanhava o que os deputados falavam nas redes sociais sabia que a realidade só piorava para a presidente Dilma Rousseff.

Eis, a seguir, o gráfico evolutivo das declarações de votos dos deputados e uma tabela (por partido) captada nesta 6ª feira:

Imagem: Reprodução / Blog do Fernando Rodrigues

Imagem: Reprodução / Blog do Fernando Rodrigues



Veja também: 




Fernando Rodrigues
Blog do Fernando Rodrigues
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...