terça-feira, 14 de junho de 2016

Cristiana Lôbo explica como situação de Lula é gravíssima mesmo com a anulação de diálogo com Dilma


Imagem: Reprodução
A jornalista Cristiana Lôbo, da Globo News, explicou, em artigo publicado no portal G1, como a situação de Lula ainda é extremamente grave mesmo com a anulação do diálogo interceptado entre o ex-presidente e Dilma. Ela relembra como a movimentação para levá-lo ao STF ocorreu justamente como um "plano de fuga", uma maneira de evitar a investigação por Sergio Moro. Leia abaixo:
Decisão de Teori é o que Lula quis evitar 
A decisão do ministro Teori Zawaski, do Supremo Tribunal Federal (STF), de remeter para o juiz federal Sérgio Moro o processo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva referente ao triplex em Guarujá (SP) e ao sítio em Atibaia (SP) é tudo o que o petista quis evitar. Aliás, a nomeação de Lula para o comando da Casa Civil, em março, teve, segundo as conversas telefônicas interceptadas pela Polícia Federal, claramente o objetivo de dar a ele a prerrogativa de foro privilegiado – ou seja, a exigência de ser julgado pelo STF.
O fato de Teori ter declarado a nulidade dos diálogos interceptados entre Lula e Dilma pode não representar benefício significativo para nenhum dos dois petistas. 
Para Lula, porque os outros diálogos dele gravados a pedido da Justiça continuam valendo; e para Dilma porque o ato de nomeação de Lula como chefe da Casa Civil também é apontado como iniciativa para driblar a Justiça e evitar que o ex-presidente fosse investigado por Moro. Ou seja: todo o movimento para Lula se tornar ministro da Casa Civil tinha o objetivo de que ele fosse  eventualmente investigado pelo juiz federal do Paraná responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância. Agora, as investigações serão despachadas para Moro, e o embasamento é exatamente a nomeação para o ministério.


Leia também: 
Em entrevista a Mariana Godoy, Dilma tenta desviar o assunto, mas acaba admitindo corrupção no PT; veja
Ministério Público mostra documentos que provam 'papel central' de Lula no esquema para calar Cerveró; veja
Dilma está sendo investigada pelo STF, mostra decisão que mandou Lula para o juiz Moro
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...