segunda-feira, 20 de junho de 2016

Juízes firmam 'pacto' para proteger Sergio Moro e publicam a 'Carta de Curitiba'


Imagem: Marcelo Andrade
Magistrados de todo o Brasil se reuniram neste sábado (18) em Curitiba (PR) exclusivamente para manifestar total apoio e solidariedade ao trabalho desenvolvido pelo juiz Sergio Moro. O significado do evento é extremamente importante, porque totalmente espontâneo, que surgiu através de um grupo de juízes no Facebook, denominado ‘Magistratura Free’ e composto por 2631 magistrados.

O encontro incluiu palestra e jantar com Moro. O juiz Vitor Bizerra, da Bahia, um dos organizadores do evento, explicou o motivo do encontro: ‘Foi uma escolha do grupo. Ele representa tudo aquilo que o magistrado deve fazer. Trabalha com isenção e imparcialidade’, disse.

Na palestra de cerca de duas horas, restrita aos juízes, Moro fez um histórico da Operação Lava Jato, e falou dos desafios de julgar e combater a ‘corrupção sistêmica’ - termo amplamente utilizado em suas decisões sobre o esquema na Petrobras. Ao final, foi divulgada a “CARTA DE CURITIBA”

Eis seu conteúdo: 

"A junção de união, empenho, trabalho e ética sempre foi uma fórmula de sucesso. Quando uma sociedade adoece, é sobre esses pilares que passará a sua recuperação.

Graças a um juramento comum, tomado como missão incondicional, um grupo de Magistrados vocacionados se reuniu em torno da paixão pela Justiça e formou o Magistratura Free.

Não temos partido, ideologia, filosofia ou interesses que não sejam os estritamente ligados à preservação do Estado Democrático de Direito, à liberdade e à luta pelo bem de forma independente e imparcial, com total e irrestrito respeito às leis e à Constituição Federal de nosso país. Não buscamos cargos, projeções pessoais ou políticas, mas a pacificação e a união do Brasil em torno do certo e do justo.

Em tempos da verdade substituída por versões, do direito por interesses, das instituições oficiais por grupos criminosos, não resta outra opção se não o resgate altivo, pacífico, isento e tranquilo dos valores que sustentam uma sociedade.

Será pelo apreço ao justo e à missão institucional de um Estado verdadeiramente livre e igual que nos reunimos para renovar o compromisso de (re)construção de uma grande nação.

Exaltando a figura de todos os abnegados Magistrados brasileiros, rendemos homenagem ao Brasil e à liberdade na pessoa do colega Sergio Fernando Moro. Que seu exemplo público seja a referência do que os valores morais e um Juiz independente podem fazer por nossa sociedade.

Magistratura livre, forte e independente! Brasil sempre e acima de tudo!"
Vitor Bizerra – TJBA
George Lins – TJAM

Grupo secreto

O evento foi organizado pelo “Magistratura Free”, um grupo fechado e secreto criado no Facebook do qual participam mais de 2,6 mil juízes estaduais e federais. Conforme explicou um dos administradores do grupo, o juiz Rogério de Vidal Cunha, de Foz do Iguaçu, à Associação de Magistrados do Paraná (Amapar), o grupo foi criado para ser um espaço de debate “aberto e franco da magistratura, onde não há limitações de pauta ou de visões de mundo.





Veja o vídeo: 


Leia também: 
Em entrevista a Mariana Godoy, Dilma tenta desviar o assunto, mas acaba admitindo corrupção no PT; veja
Ministério Público mostra documentos que provam 'papel central' de Lula no esquema para calar Cerveró; veja
Dilma está sendo investigada pelo STF, mostra decisão que mandou Lula para o juiz Moro
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...