quinta-feira, 7 de julho de 2016

Lava Jato de Curitiba é bem mais eficiente que a de Brasília, mostra site


Imagem: Reprodução / Redes Sociais
O site Ápyus, do jornalista Marlos Ápyus, comparou dados da Lava Jato na primeira instância, em Curitiba, e no STF, que trata dos casos de políticos - com foro privilegiado. Ápyus mostra que a força-tarefa de Curitiba e o juiz Sérgio Moro são muito mais eficientes do que a Procuradoria-Geral e o STF. 

Leia abaixo o texto do site: 

De um lado, a “República” de Curitiba, com Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e toda uma turma de procuradores formando uma força-tarefa que tira o sono dos mais poderosos do país. Do outro, Brasília, a capital da República, com Teori Zavascki, Rodrigo Janot e muita desconfiança a respeito da influência política no trabalho do STF.
Leia também: 
Mas quão diferente seria a primeira Lava Jato da segunda?
O site do próprio Ministério Público Federal traz boas pistas. Contudo, e estranhamente, ao elencar feitos das duas instâncias, apresenta dados em categorias distintas. Se Curitiba cita 1.237 procedimentos instaurados, Brasília fala em 865 manifestações. Se Moro assinou 106 condenações, Teori responde por 134 investigados. Se Dallagnol conta vantagem dos 108 pedidos de cooperação internacional, Janot prefere destacar as 146 quebras de sigilo bancário.
Todavia, três dados surgem em ambas as listas e permitem um confronto mais claro entre os trabalhos observados, ainda que o segundo esteja defasado em pouco mais de um mês. E a força-tarefa paranaense leva larga vantagem em todas as leituras. A quantidade de buscas e apreensões é cinco vezes maior, mas nada perto da discrepância a respeito da prisões preventivas, cumprindo-se 14 vezes mais mandados. Por fim, no tópico que mais interessa aos cofres públicos, Moro, com R$ 659 milhões, trouxe de volta ao Brasil oito vezes mais valores do que os R$ 79 milhões de Teori.
Gostem ou não a Procuradoria-geral da República e o STF, a Lava Jato é curitibana. Não à toa, 100% dos políticos brasileiros preferem ter seus problemas com a Justiça tratados em Brasília.

Veja também: 




Luciana Camargo
Folha Política
Leia mais notícias do poder e da sociedade em Folha Política  
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...