domingo, 17 de julho de 2016

Transparência Internacional oferece apoio a Moro e quer internacionalizar Lava-Jato


Imagem: Christianne Machiavelli ACS / JFPR
No Brasil para uma série de reuniões, o presidente da Transparência Internacional (TI), José Carlos Ugaz, se encontrou na manhã desta segunda-feira com o juiz Sérgio Moro em Curitiba (PR) e terá conversa com integrantes da força-tarefa Lava-Jato. O objetivo da organização dedicada à luta contra a corrupção no mundo é conhecer de perto as ações que desmontaram um esquema de pagamento de propina na Petrobras, maior estatal brasileira, e tratar da internacionalização da investigação.


Depois de deixar o encontro com Moro, Ugaz disse estar muito interessado no que está se passando no Brasil. Na viagem, o dirigente quer informar sobre a abertura de uma representação da TI no Brasil e falar sobre a atuação conjunta de órgãos de fiscalização de diversos países para investigar e processar também os crimes cometidos no exterior pelas empresas do cartel da Petrobras. 

Leia também: 

Para ele, o Brasil tem obrigação de punir os envolvidos nos crimes da Lava-Jato também por atos praticados no exterior, especialmente porque alguns destes países têm um sistema fraco de combate à corrupção. 

Ugaz também vai apresentar uma proposta de combate à corrupção no país, sugerindo a criação de um sistema nacional anticorrupção. 

Além de visitar Moro, o presidente da TI vai à redação da Gazeta do Povo em apoio a jornalistas que estão sofrendo o chamado assédio judicial. O jornal e cinco funcionários vêm sendo alvo de dezenas de processos movidos por juízes e promotores por causa de uma série de reportagens publicadas em fevereiro sobre os rendimentos de juízes e promotores. 

Na quarta-feira, José Ugaz também terá reuniões no Supremo Tribunal Federal, na Procuradoria Geral da República e Câmara dos Deputados. No Rio de Janeiro ele participará de um evento sobre o projeto da a Transparência Internacional de instalar no país um Centro de Conhecimento Anticorrupção.

Veja também: 




 


 

Juliana Cipriani
EM
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...