terça-feira, 13 de setembro de 2016

Lewandowski é o novo relator da Operação Zelotes no STF


Imagem: Ailton de Freitas / O Globo
O ministro Ricardo Lewandowski será o novo relator no Supremo Tribunal Federal (STF) da Operação Zelotes, que investiga fraudes e supostas compras de decisões no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). Na segunda-feira, Lewandowski passou a presidência da corte para Cármen Lúcia e herdou o acervo de processos que estava sob a relatoria da ministra. Um deles é o inquérito que apura suposto envolvimento do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), com o esquema desvendado pela Zelotes. Nardes tem foro privilegiado pelo cargo que ocupa e, por isso, não pode ser investigado na primeira instância do Judiciário.


Investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal revelaram indícios de que Nardes teria recebido pagamentos do esquema. As citações ao ministro do TCU foram encontradas em parte do material apreendido há um ano em escritórios de contabilidade no Distrito Federal, em São Paulo e no Rio Grande do Sul. A Procuradoria da República no DF encaminhou essas citações à Justiça Federal – que, por sua vez, transferiu o material ao STF, pela regra do foro especial.

Outro investigado é justamente o filho mais novo do ex-presidente, que não conseguiu comprovar a origem dos R$ 14 milhões recebidos por sua empresa de marketing esportivo. Num dos momentos mais bizarros, trechos da Wikipedia foram copiados como prova dos serviços prestados.

Leia também: 
Vereador da Rede mantém funcionários fantasmas com salários de até R$13 mil

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...