segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Crivella tem 67% dos votos válidos, mostra pesquisa Ibope


Imagem: Reprodução / O Globo
A primeira pesquisa de intenção de votos realizada pelo Ibope no segundo turno da disputa pela prefeitura do Rio, divulgada nesta segunda-feira, mostra o candidato do PRB, Marcelo Crivella, com 51% das intenções de votos, e Marcelo Freixo (PSOL), com 25%. O percentual de votos em branco e nulos soma 21%; não souberam responder 3%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.


Considerando apenas os votos válidos, Crivella soma 67%, enquanto Freixo conquistou a preferência de 33% dos entrevistados. Para o cálculo, são excluídos da mostra os votos em branco, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo usado pela Justiça Eleitoral na hora de divulgar o resultado oficial da eleição.

Leia também: 

No primeiro turno, Crivella obteve 27,78% dos votos válidos e Freixo, 18,26%. O índice de votos nulos chegou a 12,76%, enquanto os brancos somaram 5,5% do total de votos.

MIGRAÇÃO DE VOTOS

O Ibope também perguntou como vão votar no segundo turno os eleitores que, no primeiro turno, não votaram em Crivella ou Freixo. Entre os eleitores que votaram em Pedro Paulo (PMDB), candidato que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, 52% dizem que, agora, votarão em Crivella, e 19%, em Freixo. Votariam em branco ou anulariam 25%, e 3% estão indecisos.

Entre os eleitores de Flávio Bolsonaro (PSC), 67% dizem que vão votar em Crivella no segundo turno, e 9%, em Freixo. Brancos e nulos somam 19%, enquanto 5% se dizem indecisos. Entre os eleitores de Osorio (PSDB), 47% pretendem votar em Crivella e 19% em Freixo. Brancos e nulos chegam a 28%, e indecisos a 6%.

Já 37% eleitores de Indio da Costa (PSD) dizem que vão votar em Crivella no segundo turno, enquanto 30% pretendem votar em Freixo. Brancos e nulos somam 26% e 7% estão indecisos.

Por fim, entre os que disseram que, no primeiro turno, votaram em outros candidatos, em branco, anularam o voto ou não compareceram às urnas, 34% dizem que, no segundo turno, preferem Crivella, e 17%, Freixo. Outros 45% dizem que pretendem votar em branco ou anular, e 4% estão indecisos.

Leia também: 

AVALIAÇÃO DE PAES

A pesquisa também revela a avaliação da administração do prefeito Eduardo Paes (PMDB). Para 26% dos entrevistados, a atual gestão é boa ou ótima; para 38%, é regular; e, para outros 34%, é ruim. Não souberam responder 2% dos entrevistados.

O nível de confiança da pesquisa Ibope é de 95%, o que significa que, considerando a margem de erro, a chance de o resultado retratar a realidade é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Globo. Foram ouvidos 1.001 eleitores entre a última sexta-feira e o domingo. A pesquisa está registrada no TRE-RJ com o número RJ-00933/2016.

REPERCUSSÃO ENTRE CANDIDATOS

Após a divulgação do levantamento, Freixo minimizou o resultado da pesquisa. Para o candidato do PSOL, a pesquisa mostra um retrato ainda do primeiro turno. O horário eleitoral do segundo turno, em que Freixo tem o mesmo tempo que o adversário (dois blocos de dez minutos, mais 35 minutos de inserções), é a grande aposta de sua campanha, e começou a ser exibido apenas nesta segunda-feira.

- O segundo turno na prática começou hoje, com o programa de televisão. Essa pesquisa retrata uma realidade do primeiro turno. Daqui a uma semana, já haverá uma realidade bem melhor, mais equilibrada. Nossa estreia na TV foi muito boa e nosso programa vai ser fundamental para reverter isso - disse Freixo.

Em nota, Crivella agradeceu o reconhecimento dos eleitores. "Mais uma vez quero manifestar minha profunda gratidão diante do reconhecimento e do carinho dos eleitores. Os números indicam que estamos no caminho certo de tentar unir os cariocas em torno de nossa proposta de usar o dinheiro do povo para cuidar das pessoas", afirma o texto.

Veja também:


 





O Globo
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...