sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Promotores chamados de “três patetas” pela Folha processam o jornal


Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Após publicar matéria contendo ofensas contra os promotores de Justiça do Ministério Público de São Paulo Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique de Moraes Araújo, o jornal Folha de São Paulo foi acionado na Justiça pelos três. A defesa dos promotores exige uma indenização de R$ 600 mil por danos morais.


Os promotores foram duramente atacados após denunciarem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do Tríplex no Guarujá. Em 12 de março, a Folha publicou uma reportagem assinada pelo jornalista Mario Cesar Carvalho, onde se escrevem coisas como “A acusação é “um lixo”, “Não são promotores, são “três patetas”” e “Deram um “tiro no pé”: vão ajudar o ex-presidente Lula com essa acusação tão simplória”.”

Leia também: 

Apesar do jornalista ter argumentado no texto que as frases seriam de autoria de “professores e especialistas do direito ouvidos pelo jornal”, ele não menciona quem são essas pessoas, conforme apontam os promotores ofendidos.

“É necessário lembrar o tamanho da humilhação sofrida pelos autores [promotores] ao serem ridicularizados através da matéria veiculada no periódico”, afirmam os advogados dos promotores. “Os autores tiveram sua reputação, competência e seriedade de conduta levadas a descrédito de forma leviana.”

Sobre o papel da imprensa e liberdade de expressão, a defesa ressalta que isso não permite a prática de crimes contra a honra.

“A crítica é tolerável, a ofensa não, especialmente quando há uma tentativa de desqualificação profissional”, dizem. “Não custa lembrar que ‘três patetas’ é óbvia alusão ao grupo cômico que fez sucesso entre os anos de 1922 e 1970 e que se popularizou por meio de séries e filmes. ‘Pateta’, ademais, é sinônimo de tolo e/ou maluco.”

Veja também:



 



Jornalivre
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...