domingo, 2 de outubro de 2016

Resultado da eleição em São Paulo desmoraliza os institutos de pesquisa


Imagem: Reprodução / Redes Sociais
A apuração dos votos para a prefeitura de São Paulo mostrou resultados muito diferentes do que indicavam as pesquisas de dois grandes institutos de pesquisa: Datafolha e Ibope. 

Na véspera da eleição, os dois institutos apresentaram resultados muito diferentes para as eleições para prefeito de São Paulo. Para o Ibope, o candidato João Doria Jr. teria 35% dos votos e disputaria o segundo turno com Russomanno, com 23% dos votos. Já para o Datafolha, Doria teria 44% dos votos e não se sabia com quem disputaria o segundo turno, pois havia empate técnico entre três candidatos: Russomanno, Marta e Haddad. 


Após a votação, o Ibope divulgou pesquisa de boca de urna que indicava que Doria, com 48% dos votos, disputaria o segundo turno com Haddad, que receberia 20%. Na sequência vinham Celso Russomanno (PRB), com 14%, Marta Suplicy (PMDB), com 11%, Luiza Erundina (PSOL), com 4%, Major Olimpio (SD), com 2%, e Levy Fidelix (PRTB), com 1%. 

Quando a apuração começou, entretanto, os resultados foram muito diferentes. Na primeira parcial, Dória já tinha mais de 51%. Rapidamente chegou a 53% e, apesar de poucas variações, não teve menos que 53% em nenhum momento. Com 97% dos votos apurados, Dória tinha 53,37% dos votos.

É uma diferença de 18% em relação ao divulgado pelo Ibope na véspera da eleição e de 5% em relação ao resultado da pesquisa de boca de urna. O Datafolha errou menos em relação a Dória - "apenas" 9%. Não são diferenças desprezíveis. Ao contrário, ultrapassam em muito a margem de erro de qualquer das pesquisas. 

Na véspera, dizia-se que um dos dois institutos teria que dar explicações. Após o resultado, parece que ambos devem explicações. 

Leia também: 
Lula é vaiado, humilhado e chamado de ladrão sem vergonha ao votar em sua cidade; veja vídeo
Em delação, ex-diretor diz que Lula pediu para a Odebrecht dar contratos milionários a seu sobrinho


Veja também: 







Luciana Camargo
Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...