terça-feira, 29 de novembro de 2016

Deputado denuncia que Câmara tenta usar comoção do país para 'deformar' Dez Medidas


Adicionar legenda
O deputado federal Sandro Alex (PSD-PR) diz que há um trabalho nos bastidores na Câmara para aprovar um substitutivo às Dez Medidas Contra a Corrupção ainda nesta terça-feira, em Brasília, aproveitando o clima de consternação no país devido à tragédia da Chapecoense.

“Tem gente aqui acreditando que, independente do que o Congresso fizer hoje, não vai estar na manchete principal dos jornais. E, mesmo que esteja, não é pra isso que a população vai dar atenção”, diz o deputado.


Leia também: 
Senadora Ana Amélia faz discurso contundente e envergonha petistas: 'São os pobres que sofrem com a irresponsabilidade do governo petista!'; veja
Leia transcrições de diálogos gravados por Marcelo Calero

Segundo ele, “enquanto o Brasil chora os mortos, a Câmara está assassinando o pacote anticorrupção” enviado pela força-tarefa da Lava Jato. “Estávamos tentando inclusive que suspendessem a votação. Não é dia de votar nada, hoje. Mas não querem adiar. Por quê?”, pergunta ele.

O substitutivo trocaria totalmente o texto original sugerido pelo Ministério Público Federal, mantendo algumas propostas mas modificando substancialmente o conteúdo. Ainda não há como saber qual seria o resultado final disso, embora algumas versões circulem na internet.

Os pontos mais polêmicos que poderiam ser mudados incluem a anistia ao caixa dois. Na semana passada, por pressão popular, os presidentes da Câmara e do Senado, além de Michel Temer, garantiram que não apoiariam nada assim.

Mas sempre se pode dizer que os deputados decidiram votar. E aí caberia a Temer, no máximo, vetar o trecho.

Fora isso, há a discussão sobre o projeto de abuso de autoridade, que prevê restrições à atuação de juízes e promotores (prevendo punição para excessos); e a chamada “emenda Amin”, que estabelece seis meses (renováveis por mais seis) como prazo máximo para investigar crimes de corrupção.

O pacote todo, seja como for, deve ser votado nesta noite de terça.

Veja também: 

 






Gazeta do Povo
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...