sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Polícia cerca escola de sem-terra na Grande São Paulo


Imagem: Divulgação / MST
A polícia de São Paulo fez uma operação na manhã desta sexta-feira (4) na escola Florestan Fernandes, destinada à formação de militantes sem-terra.

A escola pertence ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Dez carros da polícia chegaram à porta da instituição, em Guararema (Grande São Paulo), por volta das 9h30.


Segundo informa o G1, a coordenadora da escola, Rosa Fernandes, afirmou que os policiais apresentaram um mandado de prisão em nome de uma pessoa que não é funcionário da escola. Os funcionários, então, impediram a entrada dos policiais, que, segundo a coordenadora, entraram na escola pela janela da recepção.

Leia também: 

De acordo com o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, havia cerca de 200 alunos na escola no momento da operação.

A ação em Guararema é uma colaboração às polícias dos Estado do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que buscam integrantes do movimento. A suspeita é que um dos procurados esteja escondido no local.

Segundo o MST, a invasão ocorreu sem autorização da Justiça. "O MST repudia a ação da polícia de São Paulo e exige que o governo e as instituições competentes tomem as medidas cabíveis nesse processo. Somos um movimento que luta pela democratização do acesso a terra no país e a ação descabida da polícia fere direitos constitucionais e democráticos", afirmou a assessoria do movimento, em nota.

Procurada, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo ainda não se manifestou.

Gilmar Mauro, um dos coordenadores do movimento, afirma que duas pessoas foram levadas pela polícia para esclarecimentos. Ele diz que participava de uma reunião na escola na hora da operação e que os policiais atiraram para o chão. "Nosso medo foi de que alguém fosse atingido". 

Veja também: 

 





 


Catia Seabra
Folha de S. Paulo
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

UOL Cliques / Criteo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...