terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Site esquerdista cita falso 'estudo da USP' atacando sites de direita e é humilhado pelos acadêmicos responsáveis


Imagem: Reprodução / Redes Sociais
Um site de militantes de esquerda veiculou, com grande alarde, um suposto "estudo" que teria sido feito pela Universidade de São Paulo, com um mapeamento de sites que se dedicariam à criação de notícias falsas. A lista abrangia exclusivamente sites que discordam da orientação política da extrema-esquerda. 

O tal estudo sobre notícias falsas, no entanto, nunca existiu. Foi inventado pelo site Isso É Notícia (que não tem nenhuma relação com a revista IstoÉ), e repercutido por sites esquerdistas que divulgam notícias falsas. O suposto estudo foi atribuído ao projeto "Monitor do debate político no meio digital". O projeto existe e faz parte do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Acesso à Informação, um grupo multidisciplinar sediado na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo. Mas não fez o estudo.

Através de sua página no Facebook, o projeto se manifestou explicando que nunca fez o referido estudo: 


A manifestação não foi suficiente; os sites continuaram divulgando a notícia como se fosse verdadeira. Uma vez que os veículos que difundiram a notícia falsa não se retrataram, o projeto voltou a se manifestar, colocando a mensagem de forma muito clara. A página do projeto compartilhou a notícia, com a legenda: "Notícia falsa sobre notícias falsas". 



Leia também: 

Veja também: 

 
 

Luciana Camargo
Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...