sexta-feira, 31 de março de 2017

Doria e Alckmin superariam Lula se eleição para presidência fosse hoje, diz pesquisa


Imagem: Jonathan Nóbrega / JP
Em parceria com a Jovem Pan, o Instituto Paraná Pesquisas realizou um levantamento sobre a situação para as eleições presidenciais de 2018.

Caso o pleito ocorresse hoje, e o atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), concorresse, ele seria eleito com 24,6% dos votos de eleitores paulistas. Em segundo lugar vem o ex-presidente Lula com 14,5% e Jair Bolsonaro com 13,6%. Marina Silva aparece em seguida com 10,2% das intenções de voto.


Leia também: 

Apresentando o prefeito de São Paulo, João Doria, no lugar de Alckmin, o PSDB também levaria a presidência da República com 26,3%. Lula continuaria em segundo, com 15,2% e Bolsonaro com 12,2%. Marina permanece em quarto lugar com 11,6%.

Com a apresentação do nome de Aécio Neves, o ex-presidente Lula venceria com 15,8% dos votos, seguido de Bolsonaro (14,3%), Marina (12,5%) e o senador tucano com 11,9%.

Nomes do PSDB

Entre Doria, Alckmin, José Serra, Aécio e Beto Richa, o atual prefeito de São Paulo levaria o voto de 32,5% dos eleitores para a presidência. Alckmin aparece com 23,6%, Serra com 10,4%, Aécio com 7,1% e Beto Richa não soma sequer 1%.

Dados da pesquisa

O universo desta pesquisa abrange os eleitores do Estado de São Paulo. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.035 eleitores, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, nível de escolaridade, nível econômico e posição geográfica.

O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais com eleitores maiores de 16 anos em 88 municípios entre os dias 25 e 29 de março de 2017, sendo checadas simultaneamente à sua realização em 20,0% das entrevistas.

Para a seleção da amostra utilizou-se o método de amostragem estratificada proporcional. Conforme o mapeamento do Estado em 15 mesorregiões homogêneas segundo o IBGE, considerou-se esta divisão geográfica como primeira estratificação. Dentro de cada mesorregião, agruparam-se os municípios em grupos homogêneos, procedendo-se à estratificação proporcional final da amostra. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/16 e é filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa - ABEP desde 2003.

Veja também: 


 



Jovem Pan
Editado por Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...