quarta-feira, 17 de maio de 2017

'Calado há meses, assistindo à degradação moral, social, política e econômica do nosso belo país', diz Joaquim Barbosa


Imagem:  Reprodução / Redes Sociais
O ex-presidente do STF Joaquim Barbosa, que há muito tempo não se manifestava nas redes sociais nem dava entrevista, voltou a falar, através do Twitter, lamentando a "degradação moral, social, política e econômica do nosso belo país". Joaquim Barbosa discorreu sobre a França e a escolha de um jovem  que não era político de carreira para a presidência,  e o que acredita que serão as consequências desse tipo de escolha.  




Leia abaixo o texto de Joaquim Barbosa: 

Calado há meses, assistindo à degradação moral, social, política e econômica do nosso belo país, hoje resolvi falar. Sobre a França...
Faço-o em razão do conhecidos laços que me unem àquele país. Lá vivi muitos anos, lá tive fiz uma parte importante da minha formação.
Quinta/sexta economia mundial, a França é uma das mais antigas e sólidas democracias do planeta, abalada pelos efeitos da globalização.
Uma "velha nação", como amam dizer os franceses,  ciosos do papel histórico que o país teve na formatação institucional do ocidente.
E não é que essa "vieille nation" subitamente resolveu inovar?
Elegeu à presidência da República, como era esperado, um jovem de apenas 39 anos de idade.
Independente, avesso aos velhos e carcomidos partidos políticos, ousado, E Macron era há 3 anos um simples assessor da presidência francesa.
Elegeu-se sob a bandeira de um "movimento" que ele próprio criou há 1 ano. Até o fim de 2016, ninguém apostaria em sua vitória.
A meu ver, terá 2 grandes dificuldades:
a) a pouca experiência em questões de Estado. A gravidade da sua expressão facial no momento do discurso da vitória diz tudo... Mas é um jovem inteligente, muito preparado. Aprenderá rapidamente.
b)  é altamente incerto se conseguirá eleger uma maioria nas eleições legislativas de junho próximo.
É grande o risco de uma "coabitação": a coexistência institucional  entre um presidente e um gabinete de orientações políticas distintas.
Leia também:
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...