sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Irmão de José Dirceu é preso por condenação na Lava Jato


Imagem: Geraldo Bubniak / Agência O Globo
O irmão do ex-ministro José Dirceu, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva, foi preso na manhã desta sexta-feira (9), em Ribeirão Preto (SP), por condenação na Operação Lava Jato.


Em março do ano passado, Luiz Eduardo foi condenado a 10 anos de prisão em regime inicial fechado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A sentença foi proferida pelo juiz Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância.

Leia também: 

O G1 ligou às 8h30 ao escritório do advogado Roberto Podval, que representa Luiz Eduardo e José Dirceu, e aguarda um posicionamento sobre o caso.

Ainda segundo a PF, o mandado de prisão foi cumprido por volta de 6h. Luiz Eduardo está sendo levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e, em seguida, será transferido ao Centro de Detenção Provisória de Ribeirão.

Operação Lava Jato

Luiz Eduardo foi preso pela primeira vez em agosto de 2015, na 17ª fase da Operação Lava Jato, que investigava investiga um esquema de fraude, corrupção e lavagem de dinheiro na Petrobras - o foco eram irregularidades em contratos com empresas terceirizadas.

Segundo a Justiça Federal, as provas colhidas indicaram que Luiz Eduardo atuava como auxiliar de Dirceu na operacionalização do recebimento de propinas e lavagem de dinheiro.

Em despacho na época, o juiz Sérgio Moro disse que Luiz Eduardo admitiu à PF que recebia pagamentos mensais de R$ 30 mil em dinheiro, em espécie, do lobista Milton Pascowitch. Ele afirmou, porém, que desconhecia a origem do dinheiro ou o motivo dos pagamentos.

"Também admitiu aparentemente que pagamentos efetuados por empreiteiras após a condenação de José Dirceu não teriam sido efetuados a título de consultoria, como anteriormente afirmava a empresa JD em sua defesa, mas a título de "auxílio", citou o juiz.

Veja também: 





G1
Editado por Política na Rede
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...