segunda-feira, 26 de março de 2018

Lula pode apoiar candidato que lhe prometa anistia, diz colunista


Imagem: Reprodução
Condenado em 2ª instância na Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está inelegível de acordo com a Lei da Ficha Limpa, mas o PT promete arrastar sua pré-candidatura o máximo possível para aumentar a transferência de votos ao candidato da sigla.

Caso o petista indicado para substituir Lula não consiga ir para o segundo turno, o ex-presidente pode apoiar algum candidato que lhe prometa um indulto judicial. É o que informa o colunista da Folha de S. Paulo Elio Gaspari neste domingo (2).

Leia também: 

Perdão judicial que pode ser concedido exclusivamente pelo presidente da República, segundo a Constituição, o indulto extingue a pena de condenados em categorias determinadas pelo decreto.

O termo judicial correto, porém, que poderia ser aplicado a Lula caso um aliado seu suba ao Palácio do Planalto é “graça”, quando o indulto é concedido apenas a um indivíduo. A graça pode ser concedida sem maiores explicações jurídicas, pelo presidente da República, por questões “humanitárias”, ou atendendo à súplica do condenado.

A notícia já causou reação de adversários de Lula na corrida presidencial. Pelo Twitter, Jair Bolsonaro (PSL) compartilhou o texto de Gaspari no trecho que diz que Lula não teria chances de tentar o indulto se ele chegar ao segundo turno. “Todos contra Bolsonaro”, comentou o pré-candidato. Já Álvaro Dias (Pode) chamou a notícia de “surreal” e “esbórnia política”.

Veja também:




Jovem Pan
Editado por Política na Rede
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...