quinta-feira, 19 de julho de 2018

EXCLUSIVO: Profissão Repórter, da Rede Globo, carimba como "mentira" informação veiculada pelo Jornal Nacional; veja vídeo e provas


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
O programa dirigido por Caco Barcellos carimbou como "MENTIRA" uma informação verdadeira oriunda de uma matéria da Revista IstoÉ. A mesma informação foi veiculada pelo Jornal Nacional, principal jornal da Rede Globo, conforme demonstra o vídeo abaixo. No entanto, a reportagem do "Profissão Repórter" apresentou a notícia como uma "prova" de "fake news" na Folha Política.


Uma reportagem do programa Profissão Repórter, da TV Globo, apresentou sites de mídia independente como veiculadores de "fake news". Como "argumento", o programa mostrava matérias dos sites e superpunha um carimbo com o texto "MENTIRA". 

A matéria apresentada para qualificar a Folha Política como "mentirosa" é verdadeira e foi produzida pela revista IstoÉ (veja documentos e provas clicando aqui). A revista entrevistou peritos e especialistas que avaliaram as fotografias das marcas nos ônibus e duvidaram da versão apresentada pelos petistas. 

O trecho carimbado como "MENTIRA" dizia: "Autoridades federais e especialistas em balística passaram a desconfiar da versão de dirigentes petistas sobre os quatro tiros que teriam atingido dois dos três ônibus da caravana de Lula numa estrada entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, no Paraná, na terça 27".  Ou seja, segundo a reportagem da IstoÉ, os peritos consultados desconfiaram da versão de que 4 tiros teriam atingido 2 dos três ônibus.

Embora a análise dos peritos questionados pela revista IstoÉ fosse preliminar, o laudo pericial confirmou suas hipóteses: as marcas nos ônibus não corroboravam a narrativa petista de que dois ônibus teriam sido atingidos por 4 (ou mais) tiros. 

Essa conclusão foi mostrada pela rede Globo no Jornal Nacional, que reiterou que o resultado do laudo contrariava a versão apresentada pelos petistas. Segundo a repórter do Jornal Nacional, o PT declarou que o segundo e o terceiro ônibus foram atingidos (2 dos três ônibus), mas os peritos concluíram que apenas 1 deles foi atingido por tiros (as outras marcas foram produzidas por impactos contundentes, como pedradas).  

Assista aos trechos: 


Veja o vídeo hospedado no próprio site do G1 clicando aqui. Os trechos destacados estão no início e entre os minutos 1:51 e 2:15.

Esta informação recebeu um grande carimbo de "MENTIRA" no programa Profissão Repórter.


Em resumo: eles declararam que uma matéria reproduzida da Revista IstoÉ, que adiantava exatamente o que foi relatado no Jornal Nacional, é uma "MENTIRA", uma notícia falsa da Folha Política.


Leia também: 
Veja também:





Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...