O Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, acompanhado do comandante da Força Aérea Brasileira, Brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez fez uma declaração à imprensa sobre a prisão de um sargento na Espanha após ter transportado drogas em um voo da FAB. O ministro declarou: “Saibam que se trata de um desvio dos mais caros valores éticos e morais que praticamos”.
Azevedo garantiu que o militar será julgado sem qualquer condescendência, pela Justiça da Espanha e pela Justiça do Brasil. E acrescentou: “Ressalto que não vamos admitir criminosos entre nós. Neste caso, houve a quebra de confiança. A confiança é própria da cultura militar e nos é tão cara! Esse lamentável caso é fato isolado no seio dos integrantes das FFAA, que gozam dos mais elevados índices de credibilidade junto à população brasileira”.
O porta-voz do Comando da Aeronáutica, Major Oliveira, forneceu informações mais detalhadas sobre as possíveis consequências do ato criminoso e respondeu a perguntas da imprensa.
O presidente Jair Bolsonaro também se manifestou sobre o episódio, reafirmando que a conduta do militar será punida: “Apesar de não ter relação com minha equipe, o episódio de ontem, ocorrido na Espanha, é inaceitável. Exigi investigação imediata e punição severa ao responsável pelo material entorpecente encontrado no avião da FAB. Não toleraremos tamanho desrespeito ao nosso país!”.