terça-feira, 16 de julho de 2019

Decisão de Toffoli ‘pode significar uma derrota considerável na guerra contra a corrupção’, diz Janaína Paschoal


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
A jurista Janaína Paschoal comentou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, que suspendeu todos os inquéritos e processos instaurados a partir de dados originados em órgãos de controle sem ordem judicial. Janaína afirmou: “Ainda é cedo para avaliar, mas a decisão prolatada pelo Ministro Toffoli, na data de hoje, pode significar uma derrota considerável na guerra contra a corrupção e um primeiro passo para anular processos e até condenações. Preocupante!”. 




Ouça: 


Pouco depois, a jurista levantou mais alguns questionamentos. Leia:

Dúvida de ordem técnico-jurídica: se, a partir da decisão do Ministro Tófolli, o COAF e a Receita não podem enviar indícios de crime ao Ministério Público Federal, o que deverão fazer com tais indícios?

Vejam, se COAF e Receita Federal devem enviar primeiro a um juiz, o juiz terá que fazer um juízo de valor prévio? Que fique claro, não estou questionando a defesa, que deve mesmo levantar todas as teses em prol de seu cliente, estou querendo entender a dimensão da decisão.
Muitos inquéritos em trâmite na Polícia Federal se iniciaram por representações ministeriais oriundas de notificações do COAF e da Receita Federal. Se entendi bem a decisão do Ministro vai parar tudo.
Leia também:

Veja também: 








Correio do Poder 
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...