segunda-feira, 7 de outubro de 2019

General Mourão homenageia nordestinos por derrota de franceses no século XVI e faz apelo por valorização do patriotismo



Em visita a museu de Sergipe, o vice-presidente da República, General Mourão, homenageou a Região Nordeste por constituir o "Berço da Nacionalidade" brasileira. O oficial rememorou a vitória de cidadãos brasileiros contra invasores franceses.

"Em minhas viagens aos estados da federação, tenho visitado sítios históricos importantes para a formação e a evolução da nação, procurando reavivar o civismo e o patriotismo em nossa sociedade. Em cada rincão de nossa pátria, há uma história a ser contada, lembrada e exaltada em prol da História do Brasil. Particularmente, aqui no Nordeste, o berço da nossa nacionalidade", encetou.

"Sergipe foi a importante conquista que uniu o Nordeste Brasileiro. No final do distante século XVI, os franceses vencidos na Paraíba insistiam em impedir as comunicações por terra entre Bahia e Pernambuco e representavam, ao longo da perigosa Costa do Rio Real, uma séria ameaça para a navegação entre as duas cidades de Salvador e Recife", relatou o oficial.

"Por sinal, importância e perigo que se repetiriam mais de 350 anos depois, durante a Segunda Guerra Mundial, com o traiçoeiro ataque de submarino alemão que ceifou centenas de vidas brasileiras no episódio do Massacre do Rio Real, jamais esquecido por nossa Marinha de Guerra", concluiu ele.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...