segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Guedes denuncia transferência perversa de renda para os mais ricos: 'paraíso dos rentistas e inferno dos empreendedores'



Por ocasião de evento no BNDES abordando os planos do Governo Bolsonaro, Paulo Guedes, ministro da Economia, aventou como o Brasil se transformou em um "paraíso para rentistas" nos governos passados. Ele salientou como os excessivos e mal geridos gastos públicos contribuíram para a derrocada da economia. A conferência ocorreu em 2009.

"Crises cambiais recorrentes, dois surtos de hiperinflação. De repente, vem o Plano Real, brilhante na dimensão monetária, mas também falho. Um bom plano de estabilização dura um ano e meio. Um plano de estabilização que dura 10 anos e eleva a dívida a 4 trilhões...evidentemente, tem algo errado neste plano. É justamente a falta de dimensão fiscal. Os gatos públicos continuaram crescendo. Apenas, aprendemos a trabalhar com a política monetária. Agora, o Banco Central é forte", encetou ele.

"Ele não é conivente, passivo, complacente. Os juros explodem e vão para a Lua, 70% ao ano. Eu sei porque eu estava do outro lado da cerca. Enormes transferência de renda feitas para rentistas. O Brasil virou o paraíso dos rentistas e o inferno dos empreendedores", salientou.

"A taxa de crescimento do Brasil caiu de 7%, era a economia que mais crescia no mundo, cai para 5%, nos anos 80%, cai para 2%. Agora, é praticamente zero, 1%. Uma tragédia de vários atos com um ator que aparece sempre: excesso de gastos, governo gastando dinheiro de forma equivocada", ressaltou Guedes.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...