segunda-feira, 2 de março de 2020

General Mourão rebate sobre 'parlamentarismo orçamentário' e alerta sobre 'natureza mundial' de protestos no Chile



Em pronunciamento realizado durante evento em Santa Catarina, General Mourão, vice-presidente da República, rebateu polêmicas sobre um "parlamentarismo orçamentário" que estaria sendo implementado no Brasil e admoestou a respeito da natureza "mundial" de recentes protestos no Chile.

"Isso leva a que se julgue que existe uma crise na democracia liberal. Por quê? Há um declínio no número de pessoas empregadas na agricultura, indústrias que migraram de um país para outro, surgimento de empregos temporários, classe média estagnada e se achatando, resultando no enorme aumento da desigualdade", encetou ele.

"Isso traz um enorme aumento de desigualdade. Há um tribalismo excessivo, não existe mais o cinza, é preto ou branco. Volta do protecionismo, do nacionalismo. Brexit. Onda de protestos generalizados. Europa, América do Sul. Isso gera medo, ansiedade e raiva. Depois de um longo ciclo de endividamento global, surgiu um mundo propenso a crises políticas. Estamos vivendo uma transição do modelo pós-Segunda Guerra Mundial para um outro ainda desconhecido", advertiu ele.

No ensejo, o oficial comentou o contexto da América Latina e a política nacional: "Na América do Sul, continuamos sendo um aglomerado de economias periféricas. Dependemos das exportações de itens primários de pequeno valor agregado, existe falta de investimento e defasagem tecnológica. Há instabilidade política e créditos financiados por governos de esquerda que levaram a uma debacle em vários países. Insegurança institucional, disfunções políticas, populismo e autoritarismo, corrupção e desigualdade. (...) No Brasil, está na moda a discussão do 'Parlamentarismo Orçamentário'. (...) Temos que acertar. Quem executa os orçamentos? É o Executivo. Tem o Congresso buscando exercer parte do que é a sua prerrogativa e o Executivo tem que exercer a dele. Se há uma zona cinza, vamos acertar isso aí".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...