sexta-feira, 20 de março de 2020

Ministro de Bolsonaro, Tarcísio alerta contra fechamento de aeroportos e diz: 'É um esforço de guerra'





O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, esclareceu que não há qualquer ordem do governo Jair Bolsonaro para fechar aeroportos. O ministro compartilhou uma nota da Agência Nacional de Aviação Civil e afirmou: “Cabe à União determinar fechamento de aeroportos e ainda não há essa orientação da Anvisa. O motivo é simples: circulação já está limitada e não podemos provocar um desabastecimento de itens essenciais que precisam desse transporte, como remédios, vacinas e órgãos para transplante”. 




Leia a nota da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC):

Segundo a Constituição Federal, aeroportos são bens públicos da União Federal, atendendo a interesse de toda a nação, além das localidades imediatamente servidas. Visando o interesse público, cabe à União determinar o fechamento de aeroportos e de fronteiras. No que diz respeito a questões sanitárias, esta determinação segue as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Vale esclarecer, ainda, que a interdição de um aeroporto não é uma conduta indicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) neste momento e pode prejudicar de forma irresponsável o deslocamento de pessoas, profissionais de saúde, vacinas, órgãos para transplante e até insumos para medicamentos para os estados brasileiros. A ANAC seguirá sempre as determinações das autoridades federais que possuem a competência para tratar do assunto e que pautam suas ações no máximo cuidado com a população. Segundo recomendação da Anvisa, os agentes que atuam nos aeroportos devem usar equipamentos de proteção. Também são estabelecidos critérios de higienização para aeronaves e tripulantes.

O ministro Tarcísio já havia apontado, em coletiva com o presidente, a necessidade de manter a continuidade da preservação de serviços. Tarcísio disse que, embora seja compreensível o impulso de fechar aeroportos e proporcionar isolamento, é preciso lembrar que os meios para combater a epidemia precisam ser transportados. O ministro afirmou: “é um esforço de guerra, e a logística vai ser fundamental para a gente ganhar esse combate”.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...