terça-feira, 26 de maio de 2020

Roberto Jefferson pede expulsão de embaixador chinês: 'Ditador comunista'





O presidente do PTB, Roberto Jefferson, manifestou indignação com uma carta enviada pelo embaixador chinês à Câmara dos Deputados. Jefferson disse: “Vejam esta carta do Embaixador chinês, dando ordens ao parlamento brasileiro. O Brasil precisa expulsar esse embaixador arrogante e petulante. Quero ver se o Rodrigo Maia vai se curvar a esse ditador comunista”.




A carta do embaixador diz: 

A Embaixada da República Popular da China cumprimenta atenciosamente a Câmara dos Deputados e tem a honra de informar o seguinte: 
O Princípio de Uma Só China é a norma básica que rege as relações internacionais e um consenso universalmente reconhecido pela comunidade internacional, sendo também a base política das relações entre a China e os demais países do mundo. A questão de Taiwan é assunto interno da China e relacionada diretamente aos interesses fundamentais do país. 
O lado chinês aprecia o fato de que a Câmara dos Deputados tem respeitado o Princípio de Uma Só China. Em 20 de maio do ano corrente, realizar-se-á a cerimônia de posse de Tsai Ing-wen, líder local de Taiwan, China. Seria muito agradecido se a Câmara dos Deputados, no contexto do seu compromisso com o Princípio de Uma Só China, pudesse tomar as medidas necessárias e preventivas com vistas a conscientizar os deputados da sensibilidade da questão de Taiwan, evitar gestos ou atitudes que possam ser prejudiciais ao Princípio de Uma Só China, como participar da posse referida, mandar mensagens às autoridade de Taiwan, ou manter contatos oficiais com estas. 
A Embaixada da República Popular da China aproveita esta oportunidade para reiterar à Câmara dos Deputados os protestos de sua alta estima e consideração. 

O deputado Paulo Martins também ficou indignado com a carta. Martins disse: “Em carta, a embaixada da ditadura chinesa recomendou o silêncio dos parlamentares brasileiros em relação à posse da presidente de Taiwan. Uma afronta. Diz que não podemos nem felicitar a presidente. Portanto, mesmo com atraso, felicito a presidente Tsai Ing-wen pela posse”.

A carta do embaixador levou ainda muitos internautas a mandarem seus cumprimentos à presidente pela posse. Pelas redes sociais, ela respondeu: “Obrigada a todos os nossos amigos no Brasil por suas gentis felicitações, e espero que vocês estejam seguros e saudáveis”. 


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...