sábado, 11 de julho de 2020

Secretário-Geral da OEA adverte sobre importância de garantir a liberdade de expressão no Brasil





O Secretário-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, divulgou ontem uma declaração pública após reunir-se com o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Araújo, ao divulgar a nota, afirmou: “Ótima conversa ontem com o Secretário-Geral da OEA Luis Almagro, expoente da luta pela democracia nas Américas. Coincidimos no caráter fundamental da liberdade de expressão para preservar a democracia em nossa região, no contexto da pandemia e no mundo pós-Covid”. Na nota, Almagro enfatiza a importância de garantir a liberdade de expressão e o uso livre da internet. 




Ouça a declaração do Secretário-Geral da OEA

Me reuni com o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, conversamos sobre a situação atual na região e as consequências da pandemia do covid 19. Destaco o valioso trabalho realizado pelo Ministro e sua equipe na repatriação de mais de 33 mil cidadãos brasileiros espalhados em quase 100 países. 
Para o Ministro Araújo, foi uma prioridade dar uma resposta satisfatória a estes cidadãos que desejavam regressar a sua Pátria. Concordamos sobre a importância da infraestrutura digital face à pandemia, que permita o uso livre da internet, criando, além de riqueza, mais democracia, sendo essencial para este objetivo garantir a liberdade de expressão. O Brasil é um dos países mais conectados do hemisfério: mais de 99% das famílias têm acesso à internet por celular e mais de 55% das empresas vendem seus serviços online. 
Valorizamos o esforço que o Brasil realiza para restabelecer a democracia na Venezuela e a solidariedade ao acolher os migrantes venezuelanos, sob a liderança do presidente Jair Bolsonaro e com o auxílio do Ministro Araújo. O Governo brasileiro foi e é muito ativo em defesa da democracia, do estado de Direito, respeito às minorias e liberdade multidimensional, nos foros e reuniões da OEA.
Nos propusemos a continuar trabalhando para o fortalecimento das democracias e das economias. Com mais integração e propiciando a relocalização estratégica das cadeias produtivas nos países-membros da Organização. 
Expressei nosso desejo de pronta recuperação ao Presidente Bolsonaro e nossa afetuosa e cordial saudação. 

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...