sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Deputado Daniel Silveira exige explicações de Barroso por contrato sem licitação no TSE e falhas no dia da eleição


O deputado Daniel Silveira, presidente da  Frente Parlamentar Mista pela Contagem Pública de Votos do Congresso Nacional, apresentou um novo requerimento de informações técnicas ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso. 

O deputado questionou, inicialmente sobre a centralização da contagem de votos no Tribunal Superior Eleitoral. O deputado questionou se a recomendação de técnicos da Polícia Federal teve por justificativa a mitigação de risco e se o risco seria, de fato, mitigado ao concentrar a apuração em um único local. 

O deputado questionou também os motivos do contrato com a empresa Oracle ter sido feito sem licitação. Silveira apontou que a Oracle não é a única empresa a fornecer serviço em nuvem privada com tecnologia Oracle, explicando que as empresas HP, Cisco e outras oferecem o mesmo serviço. 

Em seguida, o deputado Daniel Silveira apontou inconsistências nas informações apresentadas pelo Tribunal Superior Eleitoral. O deputado apontou: “se tratando de um ambiente de nuvem privada e um computador com capacidade de armazenamento em memória e não em discos, com 8 núcleos e 4 nós de processamento, a falha em um único núcleo não causa lentidão nem tampouco indisponibilidade, pois os núcleos e demais processadores assumem a responsabilidade de processamento”. O deputado acrescentou que o sistema contratado pelo TSE possui um sistema de contingenciamento próprio, e questionou por que o sistema de contingência não foi acionado assim que o problema se apresentou. O deputado também perguntou se não foram efetuados testes de capacidade e cargas e simulações durante o período de implantação e solicitou os relatórios desses testes casos tenham sido realizados. 

No quarto item do pedido, o deputado Daniel Silveira fez uma série de perguntas pontuais. Ouça.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...