sexta-feira, 13 de junho de 2014

Em Natal, bombeiros não se responsabilizam pela segurança no estádio e culpam a Fifa


Imagem: Divulgação
Palco do jogo entre México x Camarões, nesta sexta-feira, às 13h, a Arena das Dunas não teve aval do Corpo de Bombeiros para a utilização de sua estrutura completa. Em inspeção realizada na quinta, a corporação observou que não havia fixação de cadeiras móveis e guarda corpos (proteção contra quedas) em pontos do estádio.


A princípio, o Corpo de Bombeiros faria uma nova inspeção nesta sexta de manhã para verificar se os serviços teriam sido completados da noite para o dia. Mas a Fifa proibiu os bombeiros de acessar o local nesta manhã.

Resultado: o Corpo de Bombeiros acionou a Secretaria de Segurança do Estado destacando que caso aconteça algum incidente, a Fifa é quem deverá ser responsabilizada.

Leia também: 

"Na quinta, podemos dizer que 95% dos serviços estavam dentro dos critérios. Eu não sei se eles arrumaram. Pode ser que o jogo esteja com 100% das estuturas ajustadas. Informamos a secretaria no sentido de que qualquer incidente que ocorrer no estádio será de responsabilidade do organizador", declarou ao UOL Esporte o tenente Christiano Couceiro.

De acordo com o tenente, se fosse um evento público, haveria isolamento nas áreas reprovadas. A Arena das Dunas possui aval do Corpo de Bombeiros em grande parte das estruturas. No entanto, setores que tiveram ajustes recentes, como o caso dos 11 mil assentos novos, ainda necessitariam de aprovação de novo projeto, o que não aconteceu.

O tenente do Corpo de Bombeiros informa que seguidos atrasos por parte dos organizadores impediram que fosse feita inspeção nas cadeiras móveis com antecedência. O setor foi completado somente nesta semana, dias antes da estreia da arena no Mundial.

Leia também: 

"Inicialmente foi combinado que faríamos vistoria na terça, mas fomos informados de que não estava pronto. Adiamos. Na quarta observamos que estava 90%. Na quinta vimos um avanço nas estruturas, mas que ainda necessitaria de reparos nas cadeiras móveis e guarda corpos"

A Arena das Dunas chega para o Mundial como um dos estádios que mais preocupou o secretário-geral da Fifa Jérôme Valcke.

O dirigente alertou as autoridades de Natal, em abril, que seria preciso urgência na instalação de 11 mil assentos móveis. O serviço, segundo a organização da Copa, ficou pronto somente nesta semana.

A arena também receberá EUA x Gana, Japão x Grécia e Itália x Uruguai.

Complexo viário incompleto

O complexo viário no entorno da arena foi entregue inacabado nesta semana. São seis túneis, dois viadutos e duas passarelas em funcionamento.  

Um viaduto só ficará pronto depois da Copa (que liga a BR-101). A falta de iluminação e sinalização nos primeiros dias de funcionamento do viário causou confusão entre os motoristas.  

Bruno Thadeu
UOL
Editado por Folha Política
Leia mais notícias do poder e da sociedade em Folha Política
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...