sábado, 23 de agosto de 2014

Justiça nega pedido de Padilha por cobertura diária na Globo


Imagem: Reprodução / Veja
O juiz Marcelo Coutinho Gordo, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo, negou nesta sexta-feira (22) pedido da coligação de Alexandre Padilha (PT), candidato ao governo de São Paulo, para ter cobertura diária da rede Globo nos seus telejornais. 


Para acompanhar as eleições nacional e paulista, a Globo estabeleceu que os candidatos com intenções de voto acima de 6% ganham cobertura diária e os que têm acima de 3%, semanal. No último levantamento do Datafolha, somente 5% dos eleitores declararam voto em Padilha. 

O PT considerava que o critério poderia "incorrer em injustiça" e "prejudicar o processo democrático da eleição". A Procuradoria Regional Eleitoral havia emitido parecer favorável ao pedido do candidato para aparecer diariamente. 

Leia também: 

Para o juiz, o número de 32 partidos políticos no país hoje justifica que a Globo elabore critérios para o espaço que dá aos candidatos. 

"Há de ser reconhecer o valioso préstimo informativo que se dá com a cobertura desenvolvida, assim como a razoabilidade do critério de seleção firmado, com os 6% de intenção de votos, que atua como espécie nota de corte", escreveu o membro do TRE em sua decisão. 

Coutinho Gordo também chama a atenção para o fato de que a coligação estaria olhando só para o próprio interesse. "A despeito da alardeada desigualdade, não consta dos autos notícia sequer de que os demandantes tenham se lançado em defesa dos partidos de menor representatividade." 

De decisão, cabe recurso ao plenário do TRE.

Gabriela Terenzi
Folha de S. Paulo
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...