![]() |
Imagem: Reprodução / Jornal da Paraíba |
Três pesquisas sobre eleições nacionais foram registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta semana. O instituto Ipsos registrou o levantamento que embasa o Barômetro Político Ipsos-Estadão, onde é analisada todos os meses a opinião dos brasileiros sobre personalidades do mundo político e jurídico. A novidade, neste levantamento, é a inclusão do ex-prefeito João Doria entre os cotados para a disputa da Presidência.
Leia também:
Entre a última quarta-feira e hoje, Ipespe realizou, a pedido da XP Investimentos, um levantamento com mil entrevistados em todo o Brasil. O resultado deve sair na próxima terça-feira, 22.
Em Santa Catarina, o Ipespe entrevista 1,2 mil eleitores em Santa Catarina sobre o cenário estadual e nacional. O resultado deve ser divulgado na quarta-feira, 23.
Última
Na última consulta, divulgada em 14 de maio pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), o deputado Jair Bolsonaro (PSL) liderava os três cenários de pesquisas estimuladas sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa. Condenado e preso na Operação Lava Jato, Lula lidera os cenários nos quais participa do levantamento. Ele é inelegível, pela Lei da Ficha Limpa.
No cenário mais provável sem Lula, Bolsonaro tem 19,7%; Marina Silva (Rede) 15,1%; Ciro Gomes (PDT), 11,1%. O ex-governador tucano Geraldo Alckmin (PSDB) aparece em seguida, com 8,1%, seguido por Fernando Haddad (PT), com 3,8%.
Veja também:
Marcelo Osakabe
O Estado de S. Paulo
O Estado de S. Paulo
Editado por Política na Rede