![]() |
Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política |
Uma reportagem do programa Profissão Repórter, da TV Globo, apresentou sites de mídia independente como veiculadores de "fake news". Como "argumento", o programa mostrava matérias dos sites e superpunha um carimbo com o texto "MENTIRA".
A matéria apresentada para qualificar a Folha Política como "mentirosa" é verdadeira e foi produzida pela revista IstoÉ (veja documentos e provas clicando aqui). A revista entrevistou peritos e especialistas que avaliaram as fotografias das marcas nos ônibus e duvidaram da versão apresentada pelos petistas.
O trecho carimbado como "MENTIRA" dizia: "Autoridades federais e especialistas em balística passaram a desconfiar da versão de dirigentes petistas sobre os quatro tiros que teriam atingido dois dos três ônibus da caravana de Lula numa estrada entre Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul, no Paraná, na terça 27". Ou seja, segundo a reportagem da IstoÉ, os peritos consultados desconfiaram da versão de que 4 tiros teriam atingido 2 dos três ônibus.
Embora a análise dos peritos questionados pela revista IstoÉ fosse preliminar, o laudo pericial confirmou suas hipóteses: as marcas nos ônibus não corroboravam a narrativa petista de que dois ônibus teriam sido atingidos por 4 (ou mais) tiros.
Essa conclusão foi mostrada pela rede Globo no Jornal Nacional, que reiterou que o resultado do laudo contrariava a versão apresentada pelos petistas. Segundo a repórter do Jornal Nacional, o PT declarou que o segundo e o terceiro ônibus foram atingidos (2 dos três ônibus), mas os peritos concluíram que apenas 1 deles foi atingido por tiros (as outras marcas foram produzidas por impactos contundentes, como pedradas).
Assista aos trechos:
Assista aos trechos:
Veja o vídeo hospedado no próprio site do G1 clicando aqui. Os trechos destacados estão no início e entre os minutos 1:51 e 2:15.
Esta informação recebeu um grande carimbo de "MENTIRA" no programa Profissão Repórter.
Esta informação recebeu um grande carimbo de "MENTIRA" no programa Profissão Repórter.
Em resumo: eles declararam que uma matéria reproduzida da Revista IstoÉ, que adiantava exatamente o que foi relatado no Jornal Nacional, é uma "MENTIRA", uma notícia falsa da Folha Política.
Veja também:
Leia também:
Presidente do STJ volta a confirmar decisão do presidente do TRF-4 de não permitir a soltura de Lula
Folha Política