segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

Especialistas em mineração apoiam Bolsonaro em questões como Nióbio e Grafeno e sugerem nome técnico para o setor


Imagem: Produção Ilustrativa / Folha Política
Um grupo de profissionais do setor mineral brasileiro se organizou e decidiu oferecer sua expertise para o governo Bolsonaro. O grupo, chamado Grupo Mineronegócio, reúne mais de quarenta profissionais com extensa experiência, e tem por objetivo estruturar propostas estratégicas de médio e longo prazo para o alinhamento do setor mineral aos objetivos de desenvolvimento do País. 

Ouça: 


Em uma carta ao futuro Ministro Bento Albuquerque, o grupo sugere a indicação do engenheiro José Jaime Sznelwar para ocupar a posição de Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia. Sznelwar foi subsecretário na Secretaria de Minas e Energia de São Paulo e tem uma atuação marcante sobre o setor. O Grupo Mineronegócio lembra que o setor do mineronegócio é maior que o agronegócio, mas não tem recebido a devida atenção do governo federal, que costuma prestar mais atenção ao setor de Energia. 

Leia também:

Um membro do grupo aponta que o presidente eleito mostrou interesse pela questão mineral, ao falar do grafeno e do nióbio, e indica que o simples interesse já mostra uma transformação “do limão à limonada” em relação aos governos petistas. 

Leia a carta enviada pelo grupo ao futuro ministro: 

Indicação para Secretário de Geologia, Mineração e
Transformação Mineral do Ministério da Minas e Energia.

Ilmo Sr. Ministro de Estado Indicado das Minas e Energia
Almirante de Esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior,


Apresentamos nossas respeitosas saudações e o cumprimentamos por sua auspiciosa nomeação para a condução do desenvolvimento nacional no que tange a assuntos de energia e mineração.
Desde o início de 2018, um grupo de vários profissionais com grande experiência no setor mineral do Brasil, auto denominado Grupo Mineronegócio, vem se reunindo regularmente. O objetivo desse grupo é estruturar propostas estratégicas de médio e longo prazo para o alinhamento do setor aos objetivos de desenvolvimento do país e de sua população. Esse grupo reúne mais de 40 (quarenta) profissionais que compartilham atributos de idoneidade pessoal e profissional, conhecimento do setor mineral do país, experiência real em projetos de implantação, produção e comercialização, ausência de interferência de ideologias políticas na conduta pessoal e profissional, motivação com a tarefa de discutir os principais temas e elaborar um documento de caráter estratégico que possa ser utilizado como diretriz para o estabelecimento de um política de estado para o país e um política de desenvolvimento do setor mineral do país no próximo governo, visão moderna e liberal da economia e da inserção do setor mineral como um dos esteios desta economia.
Nesta oportunidade, quando está se formando o quadro de profissionais do Ministério sob sua responsabilidade, o Grupo Mineronegócio, respeitosamente apresenta o nome do Engenheiro de Minas José Jaime Sznelwar, para ocupar a posição de Secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia.
José Jaime Sznelwar, 66 anos de idade, brasileiro, casado, é formado engenheiro de minas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, possui curso de especialização pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas, pós graduação e mestrado em Engenharia Mineral pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com foco em logística, defendendo dissertação sobre minérios de cobre e sua aplicação em energia elétrica. Foi Subsecretário de Mineração do Estado de São Paulo de 2015 a 2018, tendo entre outras realizações coordenado um grupo com representantes de várias secretarias de estado, a respeito de Segurança de Barragens de Mineração no Estado, estudos estratégicos sobre utilização de minerais no agronegócio e indústria cerâmica e implementação de análises de organização territorial de regiões metropolitanas considerando os aspectos de geologia e mineração. Coordenou, no âmbito do Fórum de Secretários de Energia e Mineração dos Estados, um grupo de mineração para apresentação de sugestões relacionadas a aperfeiçoamentos da legislação e regulação do setor. Anteriormente trabalhou em consultoria no setor de empreendimentos minerais, associado a renomadas empresas do setor com destaque a J.Mendo Consultoria. Participou da elaboração de relatórios técnicos – perfis, de diversas substâncias minerais, utilizados na elaboração do Plano Nacional de Mineração 2010-2030. Em sua carreira ocupou função em diversas empresas dos setores elétrico, papel e celulose e mineração.
É convicção do Grupo Mineronegócio de que o indicado possui todas as qualidades, necessárias ao pleno exercício das funções e ao enfrentamento dos desafios inerentes ao cargo, incluindo aí as capacidades administrativa e técnica, bem como os aspectos morais e éticos. 
Atenciosamente,
Grupo Mineronegócio:
Adriano Viana Espechit (MG)
Alberto Rogério Benedito da Silva (PA)
Antenor Firmino da Silva Júnior ( RJ)
Arthur Pinto Chaves (SP)
Caetano Juliani( SP)
Carlos Eduardo da Silva Braga (SP)
Ciro Terencio Russomano Ricciardi (SP)
Gilberto Dias Calaes ( RJ)
Helton Pereira (RJ)
Manoel Regis de Moura Neto (MG)
Marcelo Chamma ( SP)
Maurício Dompieri ( SP)
Nilo Schneider (PR)
Remo Scalabrin ( SP)
Roberto Busato Belger ( SP)
Tasso Mendonça Júnior (GO)
Wilson Scarpelli (SP)

Apoiadores externos ao Grupo:

Adão Benvindo da Luz (RJ)
Alberto Augusto Rebelo Biava
Carlos Eduardo da Silva Braga Filho ( SP)
Carlos Ostronoff ( GO)
Carlos Roberto Dalia (SP)
Debora Tocci (RJ)
Dirceu Abrão ( RJ)
Fabio José Prati (SP)
Luis Carlos Ghizzi (SP)
Luis Eduardo Martins Pereira (SP)
Luiz Eduardo Campos Piugnatari (SP)
Marcos Koritiaki (SP)
Regis Wellausen Dias
Ricardo Neves de Oliveira (SP)
Willian von Kruger (MG)
Wilson Ferreira Giozza (RJ)



Veja também: 







Correio do Poder
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...