quarta-feira, 19 de junho de 2019

Senador dá a entender que a Lava Jato pode ser anulada e Sergio Moro retruca de forma contundente



Sergio Moro, ministro da Justiça do Governo Bolsonaro, retrucou de maneira contundente após o senador Contarato dar a entender que, pelo "fruto da árvore envenenada", a Operação Lava Jato poderia ser anulada. Após a resposta do ministro, o parlamentar alegou ter sido mal interpretado.

"Me espanta falar em mérito da operação Lava Jato, que nós temos que preservar os esforços anticorrupção, mas, pelo que eu entendi da sua fala, o senhor defende a anulação de tudo então, todas as condenações, todas as denúncias, devolver o dinheiro para Renato Duque, Paulo Roberto Costa... Não sei, entendi dessa forma. Então, fica uma defesa da Lava Jato que me parece um tanto quanto peculiar quando se argumenta depois que tudo deveria ter sido anulado", asseverou.

Outrossim, Moro voltou a ressaltar a normalidade dos diálogos apresentados por mensagens supostamente hackeadas: "O senhor, que é da prática jurídica, que já atuou nessa área, sabe que são normais conversas entre juízes, normais conversas entre procuradores, normais conversas entre policiais e entre advogados. A questão do aplicativo foi apenas ali uma troca de mensagens mais rápida, se é que essas mensagens são de todo autênticas, mas examinando aquilo que foi ali colocado, não tem nenhum aconselhamento de qualquer maneira em relação... Mas apenas uma interlocução que acontece, do dia a dia do cotidiano dos fóruns. Não existe aí qualquer comprometimento da imparcialidade".

Neste contexto, Moro voltou a salientar como os número demonstram a ausência de "conluio": "E como eu disse aqui, já destaquei: olha, 45 ações penais já sentenciadas, o Ministério Público recorreu de 44, praticamente de todas ele recorreu, de todas ele discordou em uma ou outra maneira; 291 acusados, houve 211 condenações, 63 absolvições. Onde está o comprometimento objetivo da imparcialidade do juiz? Seria meu, seria das outras cortes, seria da corte de apelação, seria do Superior Tribunal de Justiça? E é essa a proposta, então? Nós vamos anular tudo isso, anular toda a Operação Lava Jato, como o senhor aparentemente defende? É essa a sua posição?".
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...