terça-feira, 23 de julho de 2019

Paulo Guedes causa impacto ao explicar como Bolsonaro fará o Brasil renascer economicamente



Paulo Guedes, ministro da Economia do Governo Bolsonaro, realizou um pronunciamento impactante ao aventar como o presidente Jair Bolsonaro irá reconstruir o Brasil economicamente.

"O presidente sempre formulou um enigma durante a campanha. Como pode um país com tantos recursos naturais assistir ao empobrecimento de seu povo? É uma pergunta que formulei 30 anos atrás. O presidente costuma comparar com Israel. Eu, como professor de economia, 30, 40 anos atrás, comparava com o Japão. O Brasil começou a desacelerar quando o Japão continuou. O Japão não tem recursos naturais e é um país pequeno. O Brasil é uma potência, mas que perdeu capacidade de crescimento", relatou o ministro.

"A resposta, presidente, está em dois livros entre os milhares que há a respeito. O primeiro é o do Hayek. 'O Caminho da Servidão' mostra como o estatismo degenera os sistemas políticos, cria corrupção e destrói seus sistemas econômicos. Assistimos a isso várias vezes na História. O exemplo mais recente, dramático, é na Venezuela. Cinco milhões de venezuelanos fugindo do país. A explicação de Hayek é muito simples: o estatismo destrói a capacidade produtiva de um povo, escraviza a classe política, degenera o regime. Nós provamos um pouco disso aqui também", explicou Guedes.

"Por outro lado, a história da reconstrução. Outro livro interessante é do Ludwig Erhard, liberal que reconstruiu a Alemanha após a guerra. 'A prosperidade através da competição' é o livro clássico dele. Erhard mostra como, através de mercado e competição, os povos conseguem produtividade e enriquecimento", lecionou.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...